CONTEÚDO DE BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO
·
Recursos naturais - renováveis e não
renováveis;
·
Tipos de energia e seus impactos ambientais,
·
Desenvolvimento sustentável;
·
Diferentes tipos de poluição.
·
Níveis tróficos;
·
Fluxo de energia;
·
Cadeia e teia alimentar;
·
Ciclos biogeoquímicos.
·
Genética e hereditariedade.
·
Origem da vida;
·
Teorias da Evolução;
·
Adaptação e seleção natural;
·
Adaptações fisiológicas;
·
Adaptações anatômicas;
·
Adaptações comportamentais.
·
Citologia (componente celular, divisão celular,
metabolismo celular e teoria celular)
·
Nutrientes
·
Pirâmide alimentar
·
IMC
·
Transtornos alimentares
·
Atividade física
·
Sistemas do corpo humano
·
Corpo humano e saúde
·
Classificação biológica
·
Vírus, bactérias, algas, protozoários, fungos, plantas e animais.
·
Clonagem, transgênicos, bioética, terapia gênica, biossegurança.
CONTEÚDO DE FILOSOFIA - ENSINO
MÉDIO
1-
DEFINIÇÃO DE
FILOSOFIA (Conceito)
2-
As condições históricas para o surgimento da Filosofia: as viagens
marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida
urbana, a invenção da política.
3-
DO MITO À FILOSIFIA: PRINCIPAIS MITOS GREGOS, AFRICANOS E BRASILEIROS.
4-
SENSO COMUM, SENSO CRÍTICO, ALIENAÇÃO E
CONSTRUÇÃO DO PROCESSO CRÍTICO-FILOSÓFICO.
5-
DO CAOS AO COSMO (Filósofos da Natureza ou da Physis ) Filósofos de Mileto: Tales,
Anaximandro e Anaxímenes
Demócrito; Heráclito; Parmênides.
6-
FASE ANTROPOLÓGICA (preocupação central
questões sobre o homem, política e a democracia)
Sócrates (autoconhecimento) Platão (Alegoria da caverna)
Sofistas: Protágoras (relativismo gnosiológico)
Górgias: Ceticismo absoluto
7
– FILOSOFIA ARISTOTÉLICA: Concepção sobre o
homem, política e ciências
8
– O CONHECIMENTO E AS FORMAS DE CONHECIMENTO
Mítico, metafísico –religioso, filosófico e científico
9
- O SER HUMANO E AS
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
O que é cultura: Sentido amplo e restrito da
palavra Cultura na concepção de Félix Guattari
Cultura valor, cultura alma coletiva e cultura
mercadoria Industria cultural na concepção de Adorno Horkheimer
10
– DIVERSIDADE CULTURAL E RESPEITO
Questões sociais, política, étnicas, religiosa e
de gênero
11
– ÉTICA E CONSCIÊNCIA
AMBIENTAL
Ética planetária de Leonardo Boff
Ética dialógica e agir comunicativo de Jurgen Habermas
12
– O VALOR DO COMPORTAMENTO HUMANO: ÉTICA E MORAL
Valores e escolhas em Sartre Consciência moral
Normas morais e jurídicas
Niilismo contemporâneo – Friedrick Nietzsche
Bioética: Aborto, eutanásia, drogas/legalização, Alimentos transgênicos
13
– POLITICA E PODER
Concepção política em Platão e Aristóteles
Concepção política moderna em Rousseau, Thomas Hobbes e Maquiavel
14
– A micro física do Poder de Michael Foucault 15
– Trabalho alienação e consumo: Karl Max
-
Grandezas fundamentais e derivadas.
-
Sistema Internacional de Unidades.
-
Conceito de movimento.
-
Espaço percorrido e velocidade escalar.
-
Referencial.
-
Trajetória.
-
Movimento Retilíneo.
-
Posição e deslocamento.
-
Velocidade média.
-
Aceleração média.
-
Estudo gráfico dos movimentos.
-
Movimento Circular Uniforme.
-
Conceito de Força.
-
Inércia: Primeira Lei de Newton.
-
Força, massa e aceleração: Segunda Lei de Newton.
-
Ação e Reação: Terceira Lei de Newton.
-
Aplicações das Leis de Newton.
-
Forças de interação: aplicações da Terceira Lei de Newton.
-
Plano inclinado: componentes do peso de um corpo.
-
Atrito.
-
Força Centrípeta.
-
Suas formas e transformações.
-
Trabalho e Energia.
-
Energia Cinética.
-
Energia Potencial.
-
Energia Mecânica.
-
Conservação da energia mecânica.
-
Calor.
-
Calor Sensível e calor Latente.
-
Calor específico de uma substância.
-
Equação fundamental.
- Trocas de calor.
- Transmissão de calor.
-
Dilatação Térmica.
-Dilatação dos sólidos: Dilatação linear, dilatação
superficial e dilatação volumétrica.
-
Dilatação dos líquidos.
5-
Termodinâmica
- 1ª e 2ª Lei da Termodinâmica e suas aplicações.
6-
Ondas
-
Movimento ondulatório.
-
Ondas mecânicas e eletromagnéticas.
-
Formas de propagação de ondas.
-
Ondas periódicas.
-
Reflexão e refração de ondas.
7-
Óptica
-
Fontes de luz.
-
Princípios da óptica geométrica.
-
Reflexão da luz.
-
Espelhos planos.
-
Espelhos esféricos, seus elementos e imagens obtidas.
-
Refração da luz.
-
Leis da refração.
-
Índice de refração.
-
Interferência.
-
Difração.
-
Polarização.
-
Espalhamento.
8-
Eletricidade
-
Eletrização.
-
Condutores, isolantes e eletrização.
-
Carga elétrica.
-
Corrente elétrica.
-
Resistência elétrica.
-
Potência elétrica de aparelhos em funcionamento.
-
Potência elétrica, corrente e voltagem.
-
Associação de resistores.
-
Associação em série.
-
Associação em paralelo.
9 - Magnetismo.
-
Imãs e suas Propriedades.
-
Natureza do magnetismo.
-
Campo magnético e Corrente Elétrica.
-
Força magnética.
-
Indução Eletromagnética.
·
História e Evolução
da cartografia
·
Geopolítica mundial e
as relações de poder
·
A evolução do sistema capitalista
·
Globalização e
desenvolvimento econômico
·
O modo de vida da sociedade capitalista e os impactos sobre o meio ambiente
·
Questões ambientais e
desenvolvimento sustentável
·
Domínios
morfo-climato brasileiro
·
Conceitos, fatores e
intensidade da urbanização no mundo
·
Impactos ambientais urbanos
·
A sociedade de
consumo e mo meio ambiente
·
Regionalização mundial
·
Regionalização do Brasil
·
A regionalização em
blocos econômicos
CONTEÚDO DE HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO
·
A Europa Moderna: Renascimento, Mercantilismo e Absolutismo
·
A expansão marítima européia e seus desdobramentos na América
·
A Colonização no Brasil e na América Espanhola:
sociedade, cultura, economia e política
·
Os povos indígenas e a colonização: sociedade e cultura
·
O tráfico negreiro e a escravidão moderna
·
África e cultura afro-brasileira
·
A Revolução Industrial e seus efeitos econômicos e socioculturais
·
O Iluminismo e a Revolução Francesa: o contexto
e os efeitos políticos e sociais
·
As doutrinas políticas e sociais dos séculos XIX
e XX e seus impactos na Europa e na América: liberalismo, anarquismo,
socialismo e comunismo
·
Movimentos sociais e revoltas políticas na colônia
·
Os movimentos de Independência dos Estados
Unidos da América e da América Espanhola.
·
A Independência do Brasil e a Constituição de 1824
·
O Brasil Imperial (organização política, social e economia)
·
A questão da cidadania e da luta por direitos no império e na República
·
A Abolição da escravidão, a proclamação da República e o pós-abolição
·
A República Velha (política, sociedade e economia)
·
Revoltas e movimentos sociais no Império e na República
·
A crise da República Oligárquica: o Tenentismo,
Modernismo e a Revolução de 1930
·
A Era Vargas: O Governo Provisório, a
Constituição de 1934, o Estado Novo
A Legislação Trabalhista, o Trabalhismo e o Populismo
·
20. O imperialismo e seus efeitos na África, Ásia e América
·
21. A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais e seus efeitos no Brasil
·
22. A República Democrática
Populista (1945-1964)
O governo Dutra, o Segundo Governo Vargas, o governo
Juscelino Kubitschek (JK) e o governo João Goulart
Constituição de 1946, nacionalismo, desenvolvimentismo
e movimentos sociais
·
A Guerra Fria e seus efeitos no Brasil e América Latina
·
O golpe civil-militar
de 1964 e o regime ditatorial no Brasil
·
A transição democrática, a Constituição de 1988 e
a Nova República
O Novo sindicalismo, Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem Terras (MST), a Campanha Diretas Já e a Constituição de 1988
·
Política, economia, sociedade e cultura no
Brasil contemporâneo (pós-ditadura civil-militar)
·
27.Questões
socioculturais da contemporaneidade
Racismo, o movimento negro e as políticas de ações afirmativas
O preconceito e a desigualdade de gênero e o movimento
feminista no Brasil
A questão agrária e o processo de urbanização no Brasil
CONTEÚDO DE MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
1.
Conjunto dos Números
Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais
-
Operações fundamentais com números (naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais) e suas propriedades
-
Expressões envolvendo os números naturais, inteiros, racionais,
irracionais e reais
-
Problemas que envolvam os números naturais, inteiros, racionais,
irracionais e reais.
2.
Conjuntos numéricos
-
Subconjuntos – relação de inclusão
-
União de conjuntos
-
Intersecção de conjuntos
-
Diferença de conjuntos
-
Conjuntos Complementares
- Aplicação dos
conceitos e das operações com conjuntos na resolução de problemas.
3.
Função
-
Definição de função
-
Aplicação da função no cotidiano
-
Domínio, Contradomínio e conjunto Imagem
4.
Função polinomial do 1º grau ou função afim
-
Definição
-
Estudo da função de 1º grau
-
Função Afim, Linear e Constante
-
Variação do sinal da função polinomial do 1º grau
-
Zero da função
-
Aplicação da função do 1º grau e do seu
gráfico
5.
Função polinomial do 2° grau ou função quadrática
-
Definição
-
Coeficientes e delta da função do 2º
grau
-
Raízes ou zeros da função do 2º grau
-
Vértice da função do 2º grau
-
Gráficos da função do 2º grau
-
Estudo da função do 2º grau
-
Estudo do sinal da função
6.
Função Exponencial
-
Potência de expoente natural
-
Potência de expoente inteiro negativo
-
Potência de expoente racional
-
Potência de expoente irracional
-
Potência de expoente real
-
Propriedades da potenciação
-
Definição da função exponencial
-
Gráficos
7.
Progressões Aritméticas e Geométricas
-
Definição
-
Interpretação gráfica de uma P.A e de uma P.G
8.
Geometria Plana: Perímetro e Área
-
Comprimento da Circunferência
-
Perímetro de Figuras Planas
-
Áreas de Figuras Planas
9.
Relações Métricas no Triângulo Retângulo
-
Aplicação do Teorema De Pitágoras na resolução de problemas
10.
Razões Trigonométricas
-
Seno
-
Cosseno
-
Relação entre Seno e Cosseno
-
Tangente
-
Relação entre Tangente, Seno e Cosseno
-
Seno, cosseno e tangente dos ângulos de 30º, 45º e 60º
11.
Sólidos Geométricos: Prisma, Cilindro, Pirâmide, Cone
e Esfera.
-
Conceitos
-
Elementos, Planificação e Classificação
-
Áreas
12.
Volume dos Sólidos
Geométricos
-
Prisma
-
Cilindro
-
Pirâmide
13.
Análise Combinatória
-
Princípio Fundamental da Contagem
-
Fatorial
-
Permutação
-
Arranjo Simples
-
Combinação Simples
14.
Probabilidade
-
Definição de probabilidade
-
Resolução de problemas que envolvam noção de probabilidade
15.
Estatística
-
Definição
-
Análise de gráficos: linha, barra e setores
- Resolução de
problemas que envolvam medidas de tendência central: média, mediana e moda
16.
Porcentagem, juros simples e desconto
-
Resolução de problemas que envolvam porcentagem
-
Resolução de problemas que envolvam juros simples
-
Resolução de problemas que envolvam desconto
17.
Tratamento da Informação
-
Interpretação de dados por meio de gráficos e tabelas
-
Resolução de problemas com tabelas e gráficos
SUGESTÃO PARA FONTE DE PESQUISA
•
Livro didático de matemática para a 1ª série do Ensino Médio (1º ano);
•
Livro didático de matemática para a 2ª série do Ensino Médio (2° ano);
•
Livro didático de matemática para a 3ª série do Ensino Médio (3º ano);
•
Vídeos aulas de matemática para o Ensino Médio
(https://www.youtube.com/)
•
tvescola.mec.gov.br
•
portal.mec.gov.br
•
https://matematica.obmep.org.br
•
geniodamatematica.com.br
•
https://calculemais.com.br/
•
https://pt.khanacademy.org
•
https://mesalva.com/
•
aprenda.online/
•
https://matematicazup.com.br
CONTEÚDO DE QUÍMICA – ENSINO MÉDIO
- Matéria e energia
· Substância e mistura: conceito
· Classificação de
substância: substância simples e composta
· Classificação de
mistura: mistura homogênea e heterogênea
· Fenômenos físicos e químicos
· Estados físicos da
matéria e suas características
· Mudanças de estado
físico e energia envolvida
· Ciclo da água
-
Tabela periódica e estudo do átomo
· Partículas atômicas:
prótons, elétrons e nêutrons
· Número atômico, massa atômica
· Símbolos
· Classificação dos
elementos: metais, não metais e gases nobres
· Grupos e períodos
· Propriedades periódicas
-
Técnicas de separação de misturas homogêneas e heterogêneas
-
Termoquímica
·
Processos endotérmicos e exotérmicos
·
Calor de combustão
·
Problemas envolvendo calor de reação
- Cálculo estequiométrico
·
Massa molar
·
Volume molar
·
Quantidade de matéria (mol)
·
Cálculos envolvendo reações químicas
-
Ácido e base
·
Conceito
·
Escala de pH
·
Caráter ácido, básico ou neutro
·
Indicadores ácido-base
-
Cinética
·
Fatores que alteram a velocidade de uma reação:
estado físico, concentração, temperatura, pressão, superfície de contato e catalisador.
-
Danos ambientais
• Efeito estufa
• Chuva ácida
• Buraco na camada de ozônio
• Poluição térmica
• Inversão térmica
• Impactos ambientais
de modo geral
-
Produtos de uso cotidiano
·
Riscos e benefícios para saúde
·
Reaproveitamento
·
Reciclagem
·
Propriedades dos metais
-
Química orgânica
· Funções orgânicas:
reconhecimento e aplicações
· Petróleo
· Polímeros
CONTEÚDO DE ESPANHOL- ENSINO MÉDIO
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL
Caro(a) candidato(a)
É importante o
domínio mínimo da língua espanhola para que você conheça outras culturas e se
relacione melhor com pessoas falantes da língua espanhola, etc.
A importância de estudar a língua e a cultura espanhola se
intensificou com o Mercosul (Mercado Comum do Sul) que visa maior integração
comercial e cultural entre o Brasil e os países hispano-americanos,
aumentando, assim, o convívio com culturas diversas e a necessidade do
domínio básico da língua espanhola para o desenvolvimento das diversas
relações profissionais e pessoais.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios
aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus
estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros
portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte
!
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
1.1
Compreender diferentes tipos de
textos, abordando temas variados do cotidiano.
-
Reconhecer os códigos da linguagem
visual das figuras e relacionar com o texto escrito.
-
Traduzir pequenos textos em espanhol
para a língua portuguesa.
|
1. TEXTOS
1.1. Tipos de Textos:
-
Jornalísticos;
-
Humorísticos,
-
Informações científicas.
Ex.: Notícias, piadas, quadrinhos,
etc.
|
2.1. Identificar e empregar as palavras heterossemânticas no texto.
|
2. DIVERGÊNCIA LÉXICA
2.1. Heterossemânticas (palavras iguais ou semelhantes na grafia
espanhola e portuguesa, mas diferentes no significado).
Ex.:Ese
hombre es muy flaco (magro), pero
es fuerte.
He tomado un café exquisito (gostoso) en casa.
Quiero un vaso (copo) de agua.
|
3.1. Empregar palavras do vocabulário básico existente
nos textos e do vocabulário específico da língua espanhola, completando
frases.
|
3. VOCABULÁRIO
3.1. Vocabulário especifíco
-
dados pessoais (nombre, apellidos, edad,
etc.);
-
família, parentesco mais próximo (padre, madre, hijo/a, hermano/a)
- partes físicas do corpo humano (cabeza, cuello, brazos, manos, espaldas,
piernas, pies, etc)
-
vestuário mais utilizado (pantalones, falda, etc)
-
profissões mais conhecidas (abogado, profesor, albañil, panadero, carnicero, etc)
-
dias da semana (lunes, martes, etc)
- meses do ano (enero, febrero, etc)
- partes de uma casa (salón, habitación, etc)
- países onde a língua espanhola é
oficial (Argentina, México, Honduras, Cuba, etc)
-
principais meios de transporte (metro, coche, autobús, avión, caballo,
etc)
- serviços públicos e de comércio
(quiosco, panadería, tienda, cine,
banco, teatro, etc)
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
4.1. Completar no texto as saudações e expressões
usadas na linguagem cotidiana. da língua espanhola.
|
2.
EXPRESSÕES E SAUDAÇÕES
4.1. Fórmulas para conversação.
-
Apresentação: ¿Cómo
te llamas?, etc.
-
Cumprimentos:
¡Hola!, ¿Qué tal?, ¡Buenos días!,
¡Buenas noches!, Mucho gusto, etc.
-
Agradecimento:
Muchas gracias.
-
Negação: No, gracias, Lo siento…
- Solicitação de algo em um bar,
loja, etc: ¿Qué hay?, Una cerveza, por
favor…, etc.
|
5.1. Identificar e utilizar os artigos definidos e
indefinidos nos textos.
5.2. Empregar as contrações de preposição mais artigo nos
textos.
|
3.
ARTIGO
5.1. Artigos (artículos)
- Definidos: el, los, la, las.
- Indefinidos: uno, una, unos, unas.
Ex.: El
niño es pequeño.
La chica es guapa.
5.2.
Contrações de preposição de / a + artigo el: Contracciones: del, al.
Ex.: Venimos del
cine.
Vamos
al cine.
|
6.1. Identificar e empregar os pronomes pessoais, demonstrativos,
possessivos, interrogativos e indefinidos nos textos.
6.2. a 6.5. Identificar os pronomes pessoais usados na função de sujeito, relacionando-os
com as conjugações verbais.
|
6. PRONOMES (PRONOMBRES).
6.1. Pronomes pessoais (personales)
- Usados na função de sujeito: yo, tú, el/ella, usted, nosotros/as,
vosotros/as, ellos/ellas, ustedes.
Ex.: Nosotros jugamos.
Yo hablaré
mañana.
6.2. Demonstrativos
- Masculinos: éste, ése, aquél, éstos, ésos, aquéllos;
- Femininos: ésta, ésa, aquélla, éstas, ésas, aquéllas; e neutro: esto, eso,
aquello.
Ex.: Aquellas
chicas son guapas.
¿Qué
es eso?
6.3. Possessivos
(posesivos):
-
mío/a,
tuyo/a/os/as, suyo/a/os/as, nuestro/a/os/as, vuestro/a/os/as.
Ex.: Aquél coche es tuyo.
El
bolígrafo es nuestro.
6.4. Interrogativos
- Variáveis: cuál/es, quién/es, cuánto/a/os/as.
- Invariáveis: qué, cuándo, cómo, dónde.
Ex.: ¿Quién lo há dicho?
¿Desde cuándo estás aquí?
¿Dónde estuviste ayer?
6.5. Indefinidos:
- Uno, outro, pocos, muchos,
todos, nadie, alguien, varios, nada, algo, bastante, etc.
Ex.: Muchos
participaron en la carrera, pero pocos
llegaron a la meta.
Comió demasiado.
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
7.1. Reconhecer e utilizar os adjetivos qualificativos
nos textos.
7.2. Empregar a escrita dos numerais cardinais da língua
espanhola e realizar operações matemáticas simples (somar e subtrair).
|
7. ADJETIVOS
7.1.
Adjetivo qualificativo (calificativo): cores, características,
etc.
Ex.:
Aquella casa blanca es alta, antigua y noble.
7.2. Adjetivo numeral
§ Numerais
cardinais: 1 uno… 8 ocho… 10 diez... 20 veinte 23 veintitrés, etc.
Ex.: Una mujer de diecisiete años es joven.
Dos más dieciséis
es dieciocho.
|
8.1. Utilizar os verbos auxiliares nos tempos simples do
modo indicativo.
8.2. Empregar os verbos regulares nos tempos simples do
modo indicativo e subjuntivo, utilizando verbos das três conjugações
verbais.
8.3. Aplicar os verbos irregulares mais comuns nos tempos
simples do modo indicativo .
8.4. Utilizar os verbos no modo imperativo afirmativo e no
modo negativo.
|
8. VERBOS
8.1. Verbos auxiliares: ser, estar, haver. Tempos simples do modo
indicativo.
Ex.: Juan y
Anita estaban trabajando.
(pretérito imperfecto)
Tú fuiste bien ayer. (pretérito indefinido)
Yo y mi madre seríamos delgadas si no comésemos
tanto. (condicional)
8.2. Verbos regulares
Tempos simples do modo indicativo e
subjuntivo. Em 1ª conjugação (–ar), 2ª conjugação (-er)
e em 3ª conjugação (-ir).
Ex.: Él vivía lejos de allí. (pretérito imperfecto, 3ª conjugación
- verbo vivir)
Qué yo hable mucho hoy. (presente
de subjuntivo, 2ª conjugación - verbo haber
8.3. Verbos
irregulares: dar, hacer, poner, tener, querer, poder,
saber, ir, venir, salir, morir.
Ex.: Para
ir a casa de Pedro, coges primero
la calle Mayor y sigues hasta una
plaza.
Ya mayor vino a España y murió aquí.
Mañana salgo antes.
8.4. Modo
Imperativo
Afirmativo: Viaje
con nosotros, visite España.
Negativo: ¡No
conduzcas tan deprisa, que está
lloviendo a mares, hombre!
|
9.1. Identificar e empregar os advérbios mais comuns da
linguagem cotidiana, especialmente, os advérbios muy/mucho.
|
9.
ADVÉRBIOS
9.1. Advérbios: luego, hoy, aquí,
allí, cerca, lejos, arriba, delante, mal, deprisa, poco, sólo, demasiado, sí,
no, jamás, etc.
Ex.: María no cantó bien y Carlos tampoco.
El piso es ahí.
Llueve mucho esta tarde.
Usted está muy agotado.
|
10.1. Reconhecer e empregar as conjunções mais usadas
na linguagem cotidiana, em especial y ou e, o ou u.
|
10.
CONJUNÇÕES
10.1. Conjunções
(conjunciones): mas, pero, sin embargo, luego, así que, etc.
Ex.: Hay
dos juegos: entre Brasil y
Portugal, Francia e Italia.
Quiero los números: cinco o nueve, siete u ocho.
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
Ya que insistes…
Es caro, pero
bueno.
|
|
11.1. Identificar e utilizar as preposições mais comuns
nos textos.
|
11.
PREPOSIÇÕES (PREPOSICIONES)
11.1. Preposições: de, a, para, por, en,
ante, todavía, hasta, hacia, desde, etc.
Ex.: No dijo nada ante el juez. Bajo
intervención.
Durmió hasta tarde.
Dijo adiós desde la ventana.
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
BALLESTERO,
Maria Esmeralda; BALBÁS, Alvarez Marcial Soto. Dicionário Espanhol-Português.
Português- Espanhol. São Paulo: FTD, 2000.
ROMANOS,
Henrique; CARVALHO, Jacira Paes de. Expansión:
Español en Brasil. São Paulo: FTD, 2002. (Volume único)
SOUZA,
Jair de Oliveira. Español para
brasileños. São Paulo: FTD, 1997. (Volume
único)
CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
ENSINO MÉDIO
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
|
Caro(a) Candidato(a),
Vivemos num mundo em que o nível de escolaridade conta
muito para o sucesso na vida porque os estudos abrem horizontes e
perspectivas de crescimento pessoal e profissional.
O estudo da Língua Portuguesa possibilita o acesso ao
mundo da leitura e da escrita e atuação nas diversas situações comunicativas,
ampliando a participação social no
exercício da cidadania de forma mais crítica, criativa e atuante.
Sendo assim, nos seus estudos leia e tente compreender vários tipos de textos,
interpretando, realizando inferências e
observando aspectos gramaticais, ortográficos e literários.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos
seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus
estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros
portadores de texto, a exemplo de jornal, revistas...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
1.1. Ler,
compreender e interpretar de forma
crítica textos literários e não literários
encontrados em livros, jornais e revistas, dando sua opinião a
respeito.
|
1.
TEXTOS
1.1.
Textos diversos
-
literários
-
não literários
|
2.1. Empregar
adequadamente os sinais de pontuação ao redigir um texto.
|
2.
PONTUAÇÃO
2.1.
Sinais de
pontuação.
|
3.1. Acentuar
corretamente as palavras, facilitando a compreensão do que se lê.
|
3. ACENTUAÇÃO
3.1.
Acentuação gráfica (sílaba tônica);
Exemplos:
O aluno estudará
para o exame. (futuro)
O aluno estudara
para o exame. (pretérito-passado)
|
4.1. Reconhecer
os elementos que formam a oração, relacionando o nome e o verbo aos seus
complementos.
|
4.
ELEMENTOS DA ORAÇÃO
4.1.
Sintaxe- termos
da oração (sujeito e predicado, classificação dos verbos: transitivo e
intransitivo, termos relacionados a nome e a verbo);
Exemplos: O candidato chegou cedo. (A oração possui: sujeito simples, verbo
intransitivo - sem complemento ou objeto).
Recebi
o resultado. (A oração possui: sujeito oculto,
verbo transitivo direto - com
complemento).
O candidato preparado realiza
bom exame. (As palavras sublinhadas se
relacionam ao substantivo – nome - candidato).
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
5.1.
Construir frases, períodos ou textos
estabelecendo uma relação de concordância do nome e do verbo com os termos
que a eles se referem.
|
5.
COORDÂNCIA DO NOME E DO VERBO
5.1. Concordância nominal (concordância do nome com o artigo,
pronome, adjetivo ou numeral em gênero e número)
Exemplo: O pêssego e
a maçã estão maduros.
- Concordância
verbal (verbo se modifica para se adequar ao seu sujeito)
Exemplo: Os Estados Unidos
prometeram investir no social.
|
6.1.
Conhecer os nomes e os verbos que regem preposição para empregá-los
adequadamente ao produzir um texto;
|
6. NOMES, VERBOS E
EMPREGO DAS PREPOSIÇÕES
6.1.
Regência nominal e verbal (palavras que
necessitam ou não de preposição)
Exemplos: Ele estava totalmente alheio ao
assunto. (a palavra alheio rege as
preposições a ou de).
Os filhos obedecem aos pais.
(quem obedece, obedece a alguém ou a alguma coisa), neste caso o verbo
sublinhado rege preposição.
|
7.1.
Utilizar corretamente no texto palavras que apresentam dificuldades
ortográficas (parecidas ou iguais na escrita e/ou na pronúncia);
|
7. ORTOGRAFIA
7.1.
Ortografia: emprego dos porquês; mal/mau; mas/mais; emprego de letras
maiúsculas; emprego das letras S, Z, Ç, etc.
Exemplo: cumprimento/comprimento,
tráfego/tráfico.
|
8.1. Relacionar
o texto à escola literária, de acordo com os traços que caracterizam cada
escola;
|
8. TEXTOS E ESCOLAS LITERÁRIAS
8.1.
Escolas literárias (barroco, arcadismo, romantismo,
realismo/naturalismo/parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo;
|
9.1.
Redigir texto dissertativo,
expressando liberdade de opinião e defendendo sua posição.
|
9. TEXTOS DISSERTATIVOS
9.1. Redação
- Dissertação – texto que apresenta:
·
* ponto de vista – introdução
·
* argumentação para fundamentar o
ponto de vista – desenvolvimento
·
* reafirmação do ponto de vista,
sugestão ou
·
solução de problema – conclusão.
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
FARACO & MOURA. Gramática Nova. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1998
_______________ .Língua Portuguesa e
Literatura. Vol. Único, 3ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.
Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3ª ed. 1999.
FUNDAÇÃO
ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Língua Portuguesa. Volumes 1, 2 e 3. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
SARGENTIM, Hermínio. Redação para o
Ensino Médio. São Paulo: IBEP,1995.
Sistema de Ensino – IBEP. Apostila –
Língua Portuguesa. Antônio de Siqueira e Silva e Rafael Bertolin. – Novo Ensino
Médio – Volume Único. São Paulo: IBEP. Curso Completo.
CONTEÚDO DE SOCIOLOGIA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
PROGRAMA
DE SOCIOLOGIA
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Caro (a) Candidato (a)
Estudar
Sociologia é a oportunidade que o candidato tem em desenvolver a capacidade
de conhecer e de estabelecer diferenças contrastivas entre ciência e senso
comum (conhecimentos prévios). Faz-se necessário, pois, que o candidato
aproprie-se dos conhecimentos e procedimentos científicos, ensejada no estudo
de Sociologia, para que seja capaz de desenvolver visão crítica e
questionadora, baseada na compreensão da historicidade e dinamicidade dos
processos e fatos sociais, portanto passíveis de ser modificados pelas ações
dos sujeitos.
O
estudo da Sociologia visa contribuir, de forma significativa, para o
desenvolvimento do senso crítico, a partir de reflexões sobre a complexa
realidade social brasileira e mundial, marcada por desigualdades sociais e
relações de exploração e opressão.
Enfim,
problematizar conceitos, tais como relações sociais, trabalho, cultura,
identidade, ética, cidadania, ideologia, poder, política, dominação, classes
sociais, Estado, família, Escola, dentre outros, serão referenciais na abordagem
curricular desta disciplina.
|
Conteúdos
|
1. Introdução à Sociologia
1.1. O que é Sociologia
1.2. Objeto e objetivo da
Sociologia
1.3. Idéias que contribuíram para o nascimento da
Sociologia
1.3.1. A revolução científica de Isaac
Newton
1.3.2. O iluminismo
1.3.3. O capitalismo e o nascimento da
Sociologia
1.4 A utilidade da Sociologia nos diversos
campos da atividade humana
2. A construção do pensamento sociológico no
Brasil
3.
Política e Sociedade
3.1. O estado
moderno, absolutista e liberal
3.2. Degradação
social, globalização e neoliberalismo
3.3. Mudança
social reforma e revolução
3.4. As
instituições políticas no Brasil
4. Movimentos Sociais
4.1. O que é movimento social
4.2. O conflito e ação
coletiva
4.3. O movimento social no Brasil
5. Cultura
5.1. Cultura e ideologia
5.2. Cultura e alienação
5.3. Cultura popular e erudita
5.4. Cultura popular ou
folclore?
5.5.Tradição ou transformação?
5.6. Indústria cultural
5.7. Contracultura
5.8. Criatividade cultural
5.9. A Cultura de massa
5.10. A violência como fator cultural
6. Raça e povo
6.1. As raças
6.2. Negros e brancos
6.3. Racismo
7.1. As privatizações
7.2. A questão da Amazônia
7.3. A nossa água
7.4. A biodiversidade
7.5. A inserção do Brasil no contexto da
globalização neoliberal
8. As instituições Sociais
8.1. A família
8.1.1. A emancipação da mulher
8.2. A escola
8.3. A igreja
8.4. O Estado
8.5. O papel das instituições na construção
de valores éticos, morais, espirituais, etc.
9. O trabalho
9.1. O Trabalho
nas diferentes sociedades
9.2. Trabalho e
realização versus trabalho e alienação
9.3. A ética
capitalista do trabalho
9.4. Consumismo
10. Cidadania e política
10.1. O que é
política?
10.2. O poder
10.3. Ética na
política – corrupção
10.4. A
participação política
10.5. A votação
11.1. A
Tecnologia
11.2. Tecnologia
e as desigualdades entre as nações
11.3. Os
problemas da civilização tecnológica
11.4. Os mitos
da tecnologia e do progresso
11.5. Tecnologia
e o futuro da humanidade
12. Sincretismo religioso
12.1. Na Bahia
12.2. No Brasil
13. O Papel das ONGs
14. Estatuto da Criança e do
adolescente.
|
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
|
BETTO,
Frei. OSPB, São Paulo
VITA. Álvaro. Sociologia da Sociedade Brasileira.
Ática. São Paulo
TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciação à Sociologia. ATUAL. São
Paulo
FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia. Atlas. São
Paulo
|
CONTEÚDO DE INGLÊS - ENSINO MÉDIO
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS
|
Caro(a)
Candidato(a),
O domínio da
Língua Inglesa, considerada como um instrumento de comunicação universal, é
algo muito importante para que você não se sinta isolado neste mundo
globalizado.
Estudando
Inglês, você poderá : comunicar-se com pessoas falantes da Língua Inglesa;
conhecer culturas diferentes; compreender as letras das músicas de que gosta;
entender melhor os vídeo-games; ler instruções de manuais e programas de
computador. Sabemos que a aprendizagem se constrói no dia-a-dia e nem todas as pessoas aprendem no mesmo
ritmo. Sugerimos que você leia o máximo de textos em Língua Inglesa, estudando
as estruturas básicas (gramaticais), fazendo anotações para fixar o
vocabulário, buscando sempre a compreensão do conteúdo do texto.
Este Programa o(a) ajudará nos
estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para
orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve
ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!
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OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
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1.1.
Compreender textos de diferentes
modalidades que tratem de temas atuais.
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1. TEXTOS
1.1. Textos literários, jornalísticos, informativos, científicos, publicitários, humorísticos,
epistolares , instrucionais.
Ex.:
charges, cartoons, notícias, poema, bilhete, piada, cartas, etc.
|
2.1. Relacionar os pronomes pessoais com os substantivos
correspondentes, tanto na função de sujeito como na de objeto.
2.2. Relacionar os adjetivos possessivos com os sujeitos
das frases.
|
1 PRONOMES = pronouns
2.1. Pronomes pessoais (personal pronouns) usados na
função de sujeito (I, you, he, she, it, we, you, they) e pronomes pessoais
(personal pronouns) usados na função de objeto (me, you, him, her, it, us,
you, them)
Exemplo: Peter loves Mary. He
loves her.
2.2. Possessive adjectives (possessivos seguidos de
substantivo) – my, your, his, her, its, our, your, their
Exemplo: That’s our classmate.
|
3.1. Empregar o verbo To Be no presente simples nas formas
afirmativa, interrogativa e negativa.
|
3. VERBS TENSES (TEMPOS VERBAIS)
3.1. Presente simple do verbo To Be =
present simple tense: To Be
-
Forma afirmativa = affirmative forms
Ex.:
I am, you are...
-
Forma interrogativa = interrogative forms
Ex.: Am I?, Are You?...
- Forma negativa = negative forms
Ex.: I am
not, You are not...
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
- Utilizar as formas abreviadas em
frases afirmativas ou negativas para respostas curtas e completas.
3.2. Identificar e utilizar o presente simples dos verbos
regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.
3.3. Transformar frases afirmativas em negativas e
interrogativas usando o verbo auxiliar.
-
Utilizar os verbos auxiliares nas formas afirmativas ou negativas para
respostas curtas ou completas.
3.4. Relacionar os advérbios e expressões adverbiais com o
tempo presente dos verbos.
|
Formas
abreviadas = contracted forms
-
Forma afirmativa = affirmative form
Ex.: Yes, I’m a students
Yes,
He’s a brilliant pupil
-
Forma negativa = negative form
Ex.:
No, I’m not a students
No, He isn’t
3.2. Presente simples dos verbos regulares e irregulares
nas formas afirmativa, interrogativa e negativa = Simple present tense –
regular and irregular verbs (affirmative, interrogative and negative forms)
Exemplos:
Afirmativa: They always go to the school by bus.
Interrogativa: Do they always go to the school by
bus?
Negativa: They dont’t always go to the school by
bus.
3.3. Verbos auxiliares: do, does,
don’t, doesn’t na transformação de frases afirmativas em negativas e
interrogativas.
Exemplo:
Afirmativa: They always go to the school by bus.
Interrogativa: Do they always go to the school by
bus?
Negativa: They don’t always go to the school by bus.
Respostas completas e curtas na afirmativa e na
negativa = Long and short affirmative and negative answers.
Exemplo: Does she study everyday?
Afirmativa curta: Yes, she does.
Negativa curta: No, she doesn’t.
Negativa completa: No, she doesn’t study everyday
3.4.
Advérbios e expressões adverbiais mais comuns: always, often, usually,
sometimes, everyday, everyweek, everynight, ...
|
4.1. Empregar os verbos regulares e irregulares no
“Present continuous tense” e transformar frases afirmativa em interrogativa
ou negativas nas respostas curtas e completas.
|
4. VERBOS REGULARES E IRREGULARES NO PRESENT CONTINOUS
TENSE
4.1. Present continuous tense
Formação: Verb To Be + verbo
principal + ING ). Formas afirmativa, interrogativa e negativa.
Exemplo:
Afirmativa:
He is reading a magazine now.
Interrogativa: Is he reading a
magazine now?
Negativa: He isn’t reading a
magazine now
Respostas completas e curtas
Exemplos:
Afirmativa completa: Yes, he is reading a magazine
now.
Afirmativa curta: Yes, he is.
Negativa completa: No, he isn’t reading a magazine
now
Negativa
curta: No, he isn’t
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
4.2. Relacionar os advérbios com o
present continuous tense.
|
4.2. Avérbios = adverbs
Exemplo:
Now, today, at this moment
|
5.1. Empregar o verbo To Be no
passado simples nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.
5.2. Utilizar o passado simples dos verbos regulares e
irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa, empregando-os em
respostas curtas e completas.
5.3. Relacionar os advérbios com o tempo passado dos
verbos.
|
5. VERBOS – TEMPO PASSADO = VERBS – PAST TENSE
5.1. Passado
simples do verbo To Be = simple past tense verb To Be
Afirmativa: I was, you were
Interrogativa: Was I? , Were you?
Negativa: I wasn’t, you weren’t.
5.2. Verbos regulares e irregulares = regular and
irregular vebs.
Afirmativa: I looked for a new job yesterday.
Interrogativa: Did you look for a new job yesterday?
Negativa: I didn’t look for a new job yesterday.
- Respostas
curtas e completas = Long and short
affirmative and negative answers..
Exemplo:
Afirmativa
curta: Yes, I did
Negativa longa: No, I didn’t look for a new job
yesterday.
Negativa
curta: No, I didn’t
5.3. Advérbios = Adverbs:
Exemplo: Last, ago, yesterday.
|
6.1. Utilizar o futuro com WILL dos verbos regulares e
irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa
6.1. Empregar
o futuro imediato dos verbos regulares e irregulares, relacionando-os com as
expressões de tempo adequadas.
|
6. FUTURE TENSE (tempo futuro)
6.1 - Future with WILL = futuro com WILL
Exemplo:
Afirmativa: I will study tomorrow.
Interrogativa: Will you study tomorrow?
Negativa: I will not study tomorrow./ I won´t study
tomorrow.
6.2. Futuro imediato = Immediate future
Formação: verb To Be + going to + verbo principal
Exemplo: We’re
going to visit our friends next Sunday.
- Advérbios = Adverbs
Ex.: Tomorrow, next
|
7.1. Transformar frases do singular para o plural e
vice-versa.
|
7. PLURAL OF THE NOUNS (plural dos
substantivos, nomes)
7.1. Plurais de nomes com terminações em: S, SS, X, CH, SH,
Y
Exemplos: bus – buses; kiss – kisses; box – boxes;
church – churches; dish – dishes; boy – boys; lady – ladies.
- Formas irregulares dos substantivos
Exemplos: man – men; woman – women; child –
children; mouse – mice.
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
8.1.
Estruturar frases, posicionando de forma correta os adjetivos.
8.2. Identificar os adjetivos e seus
antônimos e sinônimos correspondentes.
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8. ADJECTIVES(adjetivos)
8.1. Position of adjectives (posição
dos adjetivos)
Exemplo: He is a dilligent pupil.
8.2. Opposites (opostos)
Exemplo: intelligent X stupid; dilligent X lazy
|
9.1. Utilizar os artigos definido
e indefinido nas frases.
|
8.
ARTIGOS(articles)
9.1. Definido = definite (the) e indefinido =
indefinite (a, an)
Exemplo: The boy is intelligent
I am a teacher and his
is an engineer.
|
10.1. Empregar as palavras
interrogativas nas frases.
|
10. PALAVRAS
INTERROGATIVAS NAS FRASES INTERROGATIVE
WORDS
10.1.
Palavras interrogativas = interrogative words - what, how, where, when, who, why.
Exemplo: How are you?
What day is today?
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11.1. Empregar as preposições nas
frases.
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11. PREPOSIÇÕES (prepositions)
11.1.
Preposições = prepositions - in, on, of, from, to, with, about, at, etc.
Exemplo:
Who is at the door?
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INDICAÇÕES BIBIOGRÁFICAS
BERTOLIN,
Rafael . Essential English. São Paulo: IBEP, 1998.
BERTOLIN,
Rafael . Língua Inglesa: Curso completo . São Paulo: IBEP, Vol. Único (Apostila). 2002.
LIBERATO, Wilson . Compact English Book. São Paulo : FTD, v.
único, 1998.
MICHAELIS
. Pequeno Dicionário : Inglês – Português / Português-Inglês. São Paulo:
Melhoramentos, 1980.
FUNDAÇÃO
ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Inglês. Volumes 1 e 2. 2º Grau. FIESP – CIESP
– SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
2 comentários:
Alguém poderia me dizer o que mais cai em matemática poxa só falto essa matéria pela quantidade de reprovações deve ser muito difícil né?
o resutado da prova de ciencias do mes de agosto 2019 nao to encontrando
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