sexta-feira, 30 de agosto de 2019

CONTEÚDOS - ENSINO MÉDIO



    CONTEÚDO DE BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

·         Recursos naturais - renováveis e não renováveis;
·         Tipos de energia e seus impactos ambientais,
·         Desenvolvimento sustentável;
·         Diferentes tipos de poluição.
·         Níveis tróficos;
·         Fluxo de energia;
·         Cadeia e teia alimentar;
·         Ciclos biogeoquímicos.
·         Genética e hereditariedade.
·         Origem da vida;
·         Teorias da Evolução;
·         Adaptação e seleção natural;
·         Adaptações fisiológicas;
·         Adaptações anatômicas;
·         Adaptações comportamentais.
·         Citologia (componente celular, divisão celular, metabolismo celular e teoria celular)
·         Nutrientes
·         Pirâmide alimentar
·         IMC
·         Transtornos alimentares
·         Atividade física
·         Sistemas do corpo humano
·         Corpo humano e saúde
·         Classificação biológica
·         Vírus, bactérias, algas, protozoários, fungos, plantas e animais.
·         Clonagem, transgênicos, bioética, terapia gênica, biossegurança.


 CONTEÚDO DE FILOSOFIA - ENSINO MÉDIO


1-                 DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA (Conceito)

2-                 As condições históricas para o surgimento da Filosofia: as viagens marítimas, a invenção do calendário, a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da política.

3-                 DO MITO À FILOSIFIA: PRINCIPAIS MITOS GREGOS, AFRICANOS E BRASILEIROS.

4-                 SENSO COMUM, SENSO CRÍTICO, ALIENAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO PROCESSO CRÍTICO-FILOSÓFICO.

5-                 DO CAOS AO COSMO (Filósofos da Natureza ou da Physis ) Filósofos de Mileto: Tales, Anaximandro e Anaxímenes
Demócrito; Heráclito; Parmênides.

6-                 FASE ANTROPOLÓGICA (preocupação central questões sobre o homem, política e a democracia)
Sócrates (autoconhecimento) Platão (Alegoria da caverna)
Sofistas: Protágoras (relativismo gnosiológico) Górgias: Ceticismo absoluto
7   – FILOSOFIA ARISTOTÉLICA: Concepção sobre o homem, política e ciências
8   – O CONHECIMENTO E AS FORMAS DE CONHECIMENTO
Mítico, metafísico –religioso, filosófico e científico
9   - O SER HUMANO E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
O que é cultura: Sentido amplo e restrito da palavra Cultura na concepção de Félix Guattari
Cultura valor, cultura alma coletiva e cultura mercadoria Industria cultural na concepção de Adorno Horkheimer
10   – DIVERSIDADE CULTURAL E RESPEITO


Questões sociais, política, étnicas, religiosa e de gênero


11   – ÉTICA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Ética planetária de Leonardo Boff
Ética dialógica e agir comunicativo de Jurgen Habermas
12   – O VALOR DO COMPORTAMENTO HUMANO: ÉTICA E MORAL
Valores e escolhas em Sartre Consciência moral
Normas morais e jurídicas
Niilismo contemporâneo – Friedrick Nietzsche
Bioética: Aborto, eutanásia, drogas/legalização, Alimentos transgênicos
13   – POLITICA E PODER
Concepção política em Platão e Aristóteles
Concepção política moderna em Rousseau, Thomas Hobbes e Maquiavel
14   – A micro física do Poder de Michael Foucault 15 – Trabalho alienação e consumo: Karl Max


                                      CONTEÚDO DE FÍSICA- ENSINO MÉDIO

 1-      Cinemática
-   Grandezas fundamentais e derivadas.
-   Sistema Internacional de Unidades.
-   Conceito de movimento.
-   Espaço percorrido e velocidade escalar.
-   Referencial.
-   Trajetória.
-   Movimento Retilíneo.
-   Posição e deslocamento.
-   Velocidade média.
-   Aceleração média.
-   Estudo gráfico dos movimentos.
-   Movimento Circular Uniforme.
 2 - Leis de Newton
-   Conceito de Força.
-   Inércia: Primeira Lei de Newton.
-   Força, massa e aceleração: Segunda Lei de Newton.
-   Ação e Reação: Terceira Lei de Newton.
-   Aplicações das Leis de Newton.
-   Forças de interação: aplicações da Terceira Lei de Newton.
-   Plano inclinado: componentes do peso de um corpo.
-   Atrito.
-   Força Centrípeta.

 3-      Energia
-   Suas formas e transformações.
-   Trabalho e Energia.
-   Energia Cinética.
-   Energia Potencial.
-   Energia Mecânica.
-   Conservação da energia mecânica.

 4-   Calorimetria
-  Calor.
-  Calor Sensível e calor Latente.
-  Calor específico de uma substância.
-  Equação fundamental.
-  Trocas de calor.
-  Transmissão de calor.
-  Dilatação Térmica.


-Dilatação dos sólidos: Dilatação linear, dilatação superficial e dilatação volumétrica.
-  Dilatação dos líquidos.

5-   Termodinâmica
- 1ª e 2ª Lei da Termodinâmica e suas aplicações.

6-   Ondas
-   Movimento ondulatório.
-   Ondas mecânicas e eletromagnéticas.
-   Formas de propagação de ondas.
-   Ondas periódicas.
-   Reflexão e refração de ondas.

7-   Óptica
-   Fontes de luz.
-   Princípios da óptica geométrica.
-   Reflexão da luz.
-   Espelhos planos.
-   Espelhos esféricos, seus elementos e imagens obtidas.
-   Refração da luz.
-   Leis da refração.
-   Índice de refração.
-   Interferência.
-  Difração.
-  Polarização.
-  Espalhamento.

8-   Eletricidade
-   Eletrização.
-   Condutores, isolantes e eletrização.
-   Carga elétrica.
-   Corrente elétrica.
-   Resistência elétrica.
-   Potência elétrica de aparelhos em funcionamento.
-   Potência elétrica, corrente e voltagem.
-   Associação de resistores.
-   Associação em série.
-   Associação em paralelo.

9 - Magnetismo.
-  Imãs e suas Propriedades.
-  Natureza do magnetismo.
-  Campo magnético e Corrente Elétrica.
-  Força magnética.
-  Indução Eletromagnética.



                 CONTEÚDO DE GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO


·         História e Evolução da cartografia
·         Geopolítica mundial e as relações de poder
·         A evolução do sistema capitalista
·         Globalização e desenvolvimento econômico
·         O modo de vida da sociedade capitalista e os impactos sobre o meio ambiente
·         Questões ambientais e desenvolvimento sustentável
·         Domínios morfo-climato brasileiro
·         Conceitos, fatores e intensidade da urbanização no mundo
·         Impactos ambientais urbanos
·         A sociedade de consumo e mo meio ambiente
·         Regionalização mundial
·         Regionalização do Brasil
·         A regionalização em blocos econômicos

CONTEÚDO DE HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

·         A Europa Moderna: Renascimento, Mercantilismo e Absolutismo
·         A expansão marítima européia e seus desdobramentos na América
·         A Colonização no Brasil e na América Espanhola: sociedade, cultura, economia e política
·         Os povos indígenas e a colonização: sociedade e cultura
·         O tráfico negreiro e a escravidão moderna
·         África e cultura afro-brasileira
·         A Revolução Industrial e seus efeitos econômicos e socioculturais
·         O Iluminismo e a Revolução Francesa: o contexto e os efeitos políticos e sociais
·         As doutrinas políticas e sociais dos séculos XIX e XX e seus impactos na Europa e na América: liberalismo, anarquismo, socialismo e comunismo
·         Movimentos sociais e revoltas políticas na colônia
·         Os movimentos de Independência dos Estados Unidos da América e da América Espanhola.
·         A Independência do Brasil e a Constituição de 1824
·         O Brasil Imperial (organização política, social e economia)
·         A questão da cidadania e da luta por direitos no império e na República
·         A Abolição da escravidão, a proclamação da República e o pós-abolição
·         A República Velha (política, sociedade e economia)
·         Revoltas e movimentos sociais no Império e na República
·         A crise da República Oligárquica: o Tenentismo, Modernismo e a Revolução de 1930
·         A Era Vargas: O Governo Provisório, a Constituição de 1934, o Estado Novo
A Legislação Trabalhista, o Trabalhismo e o Populismo
·         20. O imperialismo e seus efeitos na África, Ásia e América


·         21. A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais e seus efeitos no Brasil
·         22. A República Democrática Populista (1945-1964)

O governo Dutra, o Segundo Governo Vargas, o governo Juscelino Kubitschek (JK) e o governo João Goulart
Constituição de 1946, nacionalismo, desenvolvimentismo e movimentos sociais
·         A Guerra Fria e seus efeitos no Brasil e América Latina
·         O golpe civil-militar de 1964 e o regime ditatorial no Brasil
·         A  transição    democrática,  a    Constituição   de  1988    e a Nova República
O Novo sindicalismo, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST), a Campanha Diretas Já e a Constituição de 1988
·         Política, economia, sociedade e cultura no Brasil contemporâneo (pós-ditadura civil-militar)
·         27.Questões socioculturais da contemporaneidade

Racismo, o movimento negro e as políticas de ações afirmativas

O preconceito e a desigualdade de gênero e o movimento feminista no Brasil
A questão agrária e o processo de urbanização no Brasil

CONTEÚDO DE MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO


1.                  Conjunto dos Números Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais
-        Operações    fundamentais   com    números   (naturais,   inteiros,    racionais, irracionais e reais) e suas propriedades
-       Expressões envolvendo os números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais
-     Problemas que envolvam os números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais.


2.                  Conjuntos numéricos
-     Subconjuntos – relação de inclusão
-     União de conjuntos
-     Intersecção de conjuntos
-     Diferença de conjuntos
-     Conjuntos Complementares
-    Aplicação dos conceitos e das operações com conjuntos na resolução de problemas.


3.                  Função
-     Definição de função
-     Aplicação da função no cotidiano
-     Domínio, Contradomínio e conjunto Imagem


4.                  Função polinomial do 1º grau ou função afim
-     Definição
-     Estudo da função de 1º grau
-     Função Afim, Linear e Constante
-     Variação do sinal da função polinomial do 1º grau
-     Zero da função


-     Aplicação da função do 1º grau e do seu gráfico


5.                  Função polinomial do 2° grau ou função quadrática
-     Definição
-     Coeficientes e delta da função do 2º grau
-     Raízes ou zeros da função do 2º grau
-     Vértice da função do 2º grau
-     Gráficos da função do 2º grau
-     Estudo da função do 2º grau
-     Estudo do sinal da função


6.                  Função Exponencial
-     Potência de expoente natural
-     Potência de expoente inteiro negativo
-     Potência de expoente racional
-     Potência de expoente irracional
-     Potência de expoente real
-     Propriedades da potenciação
-     Definição da função exponencial
-     Gráficos


7.                  Progressões Aritméticas e Geométricas
-     Definição
-     Interpretação gráfica de uma P.A e de uma P.G


8.                  Geometria Plana: Perímetro e Área
-     Comprimento da Circunferência
-     Perímetro de Figuras Planas
-     Áreas de Figuras Planas
9.                  Relações Métricas no Triângulo Retângulo
-     Aplicação do Teorema De Pitágoras na resolução de problemas



10.              Razões Trigonométricas
-     Seno
-     Cosseno
-     Relação entre Seno e Cosseno
-     Tangente
-     Relação entre Tangente, Seno e Cosseno
-     Seno, cosseno e tangente dos ângulos de 30º, 45º e 60º


11.              Sólidos Geométricos: Prisma, Cilindro, Pirâmide, Cone e Esfera.
-     Conceitos
-     Elementos, Planificação e Classificação
-     Áreas


12.              Volume dos Sólidos Geométricos
-     Prisma
-     Cilindro
-     Pirâmide


13.              Análise Combinatória
-     Princípio Fundamental da Contagem
-     Fatorial
-     Permutação
-     Arranjo Simples
-     Combinação Simples


14.              Probabilidade
-     Definição de probabilidade
-     Resolução de problemas que envolvam noção de probabilidade


15.              Estatística
-     Definição
-     Análise de gráficos: linha, barra e setores
-     Resolução de problemas que envolvam medidas de tendência central: média, mediana e moda


16.              Porcentagem, juros simples e desconto
-     Resolução de problemas que envolvam porcentagem
-     Resolução de problemas que envolvam juros simples
-     Resolução de problemas que envolvam desconto


17.              Tratamento da Informação
-     Interpretação de dados por meio de gráficos e tabelas
-     Resolução de problemas com tabelas e gráficos


SUGESTÃO PARA FONTE DE PESQUISA


                     Livro didático de matemática para a 1ª série do Ensino Médio (1º ano);
                     Livro didático de matemática para a 2ª série do Ensino Médio (2° ano);
                     Livro didático de matemática para a 3ª série do Ensino Médio (3º ano);
                     Vídeos       aulas       de       matemática       para       o       Ensino      Médio (https://www.youtube.com/)
                     http://www.educacao.ba.gov.br/
                     tvescola.mec.gov.br
                     portal.mec.gov.br
                     https://matematica.obmep.org.br
                     www.profcardy.com
                     www.matematicaefacil.com.br/
                     geniodamatematica.com.br
                     http://brasilescola.uol.com.br/matematica/
                     https://calculemais.com.br/



                     https://pt.khanacademy.org
                     www.somatematica.com.br
                     http://www.mais.mat.br
                     http://www.matematiques.com.br/
                     https://mesalva.com/
                     www.matematicamuitofacil.com/
                     aprenda.online/
                     www.infoescola.com/
                     https://matematicazup.com.br



CONTEÚDO DE QUÍMICA – ENSINO MÉDIO

-   Matéria e energia
·      Substância e mistura: conceito
·      Classificação de substância: substância simples e composta
·      Classificação de mistura: mistura homogênea e heterogênea
·      Fenômenos físicos e químicos
·      Estados físicos da matéria e suas características
·      Mudanças de estado físico e energia envolvida
·      Ciclo da água

-   Tabela periódica e estudo do átomo
·      Partículas atômicas: prótons, elétrons e nêutrons
·      Número atômico, massa atômica
·      Símbolos
·      Classificação dos elementos: metais, não metais e gases nobres
·      Grupos e períodos
·      Propriedades periódicas
-   Técnicas de separação de misturas homogêneas e heterogêneas
-   Termoquímica
·        Processos endotérmicos e exotérmicos
·        Calor de combustão
·        Problemas envolvendo calor de reação
-   Cálculo estequiométrico
·        Massa molar
·        Volume molar
·        Quantidade de matéria (mol)
·        Cálculos envolvendo reações químicas
-   Ácido e base

·      Conceito
·      Escala de pH
·      Caráter ácido, básico ou neutro
·      Indicadores ácido-base

-   Cinética
·        Fatores que alteram a velocidade de uma reação: estado físico, concentração, temperatura, pressão, superfície de contato e catalisador.

-   Danos ambientais
       Efeito estufa
       Chuva ácida
       Buraco na camada de ozônio
       Poluição térmica
       Inversão térmica
       Impactos ambientais de modo geral

-   Produtos de uso cotidiano
·      Riscos e benefícios para saúde
·      Reaproveitamento
·      Reciclagem
·      Propriedades dos metais

-   Química orgânica
·      Funções orgânicas: reconhecimento e aplicações
·      Petróleo
·      Polímeros


CONTEÚDO DE  ESPANHOL- ENSINO MÉDIO



Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL

 


Caro(a) candidato(a)
       
    É importante o domínio mínimo da língua espanhola para que você conheça outras culturas e se relacione melhor com pessoas falantes da língua espanhola, etc.

A importância de estudar a língua e a cultura espanhola se intensificou com o Mercosul (Mercado Comum do Sul) que visa maior integração comercial e cultural entre o Brasil e os países hispano-americanos, aumentando, assim, o convívio com culturas diversas e a necessidade do domínio básico da língua espanhola para o desenvolvimento das diversas relações profissionais e pessoais.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte !


OBJETIVOS



CONTEÚDOS



1.1    Com­­pre­ender diferentes tipos de tex­tos, abordando temas va­ria­dos do cotidiano.
-       Re­conhecer os códigos da lin­gua­gem visual das fi­guras e re­la­cionar com o texto escrito.
-       Tradu­zir pequenos tex­tos em es­­­panhol para a lín­gua por­­tu­gue­sa.


1.     TEXTOS
1.1. Tipos de Textos:
-       Jornalísticos;
-       Humo­rís­ticos,
-       Informações científicas.
Ex.: Notícias, piadas, quadri­nhos, etc.



2.1. Identificar e empregar as pala­vras heterosse­mân­ticas no texto.


2.     DIVERGÊNCIA LÉXICA
2.1. Heterossemânticas (pala­vras iguais ou semelhan­tes na grafia espa­nhola e portu­guesa, mas diferentes no signifi­ca­do).
Ex.:Ese hombre es muy flaco (magro), pero es fuerte.
He tomado un café exquisito (gostoso) en casa.
Quiero un vaso (copo) de agua.



3.1. Empregar palavras do vocabu­lário básico existente nos textos e do vocabu­lário específico da língua es­pa­nhola, completando frases.

3. VOCABULÁRIO
3.1. Vocabulário especifíco
-       dados pessoais (nombre, apellidos, edad, etc.);
-       família, parentes­co mais próximo (padre, madre, hijo/a, hermano/a)
-       partes físicas do corpo humano (cabeza, cuello, brazos, manos, espaldas, piernas, pies, etc)
-       vestuário mais utilizado (pantalones, falda, etc) 
-       profis­sões mais conhecidas (abogado, profesor, albañil, panadero, carnicero, etc)
-       dias da semana (lunes, martes, etc)
-       meses do ano (enero, febrero, etc)
-       partes de uma casa (salón, habitación, etc)
-       países onde a língua espanhola é oficial (Argen­tina, México, Honduras, Cuba, etc)
-       principais meios de transporte (metro, coche, au­tobús, avión, caballo, etc)
-       ser­viços públicos e de comércio (quiosco, pana­dería, tienda, cine, banco, teatro, etc)


OBJETIVOS



CONTEÚDOS



4.1. Completar no texto as sauda­ções e ex­pres­­sões usadas na linguagem coti­diana. da língua es­panhola.


2.      EXPRESSÕES E SAUDAÇÕES
4.1. Fórmulas para conversação.
-       Apresentação: ¿Cómo te llamas?, etc.
-       Cumprimentos: ¡Hola!, ¿Qué tal?, ¡Buenos días!, ¡Buenas noches!, Mucho gusto, etc.
-       Agradecimento: Muchas gracias.
-       Negação: No, gracias, Lo siento
-       Solicitação de algo em um bar, loja, etc: ¿Qué hay?, Una cerveza, por favor…, etc.



5.1. Identificar e utilizar os artigos de­fi­ni­­dos e indefinidos nos textos.




5.2. Empregar as contrações de prepo­sição mais artigo nos textos.



3.       ARTIGO
5.1. Artigos (artículos)
-       Definidos: el, los, la, las.
-       Indefinidos: uno, una, unos, unas.
Ex.: El niño es pequeño. 
       La chica es guapa.

5.2. Contrações de prepo­sição de / a + artigo el: Contracciones: del, al
Ex.: Venimos del cine. 
       Vamos al cine.



6.1. Identificar e empregar os prono­mes pes­soais, de­mons­­trativos, pos­ses­­si­vos, interro­ga­tivos e inde­finidos nos textos.



6.2. a 6.5. Identificar os pronomes pe­s­soais usados na função de sujeito, relacionando-os com as conjuga­ções ver­­bais.


6. PRONOMES (PRONOMBRES).
6.1. Pronomes pessoais (personales)
-       Usados na função de sujeito: yo, tú, el/ella, usted, nosotros/as, vosotros/as, ellos/ellas, ustedes.
Ex.:   Nosotros jugamos.
         Yo hablaré mañana.

6.2. Demonstrativos
-       Masculinos: éste, ése, aquél, éstos, ésos, aquéllos;
-       Femininos: ésta, ésa, aquélla, éstas, ésas, aquéllas; e neutro: esto, eso, aquello.
Ex.: Aquellas chicas son guapas.
       ¿Qué es eso?

6.3. Possessivos (posesivos):
-       mío/a, tuyo/a/os/as, suyo/a/os/as, nuestro/a/os/as, vuestro/a/os/as.
Ex.:   Aquél coche es tuyo.
         El bolígrafo es nuestro.

6.4. Interrogativos
-       Variáveis: cuál/es, quién/es, cuánto/a/os/as.
-       Invariáveis: qué, cuándo, cómo, dónde.
Ex.:  ¿Quién lo há dicho? 
        ¿Desde cuándo estás aquí?
        ¿Dónde estuviste ayer?

6.5. Indefinidos:
-       Uno, outro, pocos, muchos, todos, nadie, alguien, varios, nada, algo, bastante, etc.
Ex.:  Muchos participaron en la carrera, pero pocos llegaron a la meta.
Comió demasiado.


OBJETIVOS



CONTEÚDOS



7.1. Reconhecer e utilizar os adje­tivos qua­li­fi­ca­ti­vos nos textos.


7.2. Empregar a escrita dos nu­merais cardinais da língua es­panho­la e realizar operações ma­te­má­ticas simples (somar e sub­tra­ir).


7. ADJETIVOS
7.1. Adjetivo qualificativo (calificativo): cores, caracte­rís­ticas, etc.
Ex.:  Aquella casa blanca es alta, antigua y noble.

7.2. Adjetivo numeral
§  Numerais cardinais: 1 uno… 8 ocho… 10 diez... 20 veinte 23 veintitrés, etc.
Ex.:  Una mujer de diecisiete años es joven.
        Dos más dieciséis es dieciocho.



8.1. Utilizar os verbos au­xilia­res nos tempos simples do modo in­dica­tivo.






8.2. Empregar os verbos re­gu­la­res nos tempos simples do modo in­di­ca­tivo e subjuntivo, utilizando verbos das três conjugações verbais.






8.3. Aplicar os verbos irre­gu­la­res mais comuns nos tem­pos simples do modo in­di­ca­tivo .





8.4. Utilizar os verbos no modo imperativo afirmativo e no modo negativo.


8. VERBOS
8.1. Verbos auxiliares: ser, estar, haver. Tempos simples do modo indicativo.
Ex.: Juan y Anita estaban trabajando. (pretérito imperfecto)
fuiste bien ayer. (pretérito indefinido)
Yo y mi madre seríamos delgadas si no comésemos tanto. (condicional)

8.2. Verbos regulares
Tempos simples do modo indicativo e subjuntivo. Em 1ª conjugação (–ar), 2ª conjugação (-er) e em 3ª conjugação (-ir).
Ex.: Él vivía lejos de allí. (pretérito imperfecto, 3ª conjugación - verbo vivir)
Qué yo hable mucho hoy. (presente de subjuntivo, 2ª conjugación - verbo haber

8.3. Verbos irregulares: dar, hacer, poner, tener, querer, poder, saber, ir, venir, salir, morir.
Ex.: Para ir a casa de Pedro, coges primero la calle Mayor y sigues hasta una plaza.
Ya mayor vino a España y murió aquí.
Mañana salgo antes.

8.4. Modo Imperativo
Afirmativo: Viaje con nosotros, visite España.
Negativo: ¡No conduzcas tan deprisa, que está llovien­do a mares, hombre!



9.1. Identificar e empregar os advér­bios mais comuns da linguagem co­ti­diana, es­pe­cialmente, os advér­bios muy/mu­cho.


9. ADVÉRBIOS
9.1. Advérbios: luego, hoy, aquí, allí, cerca, lejos, arriba, delante, mal, deprisa, poco, sólo, demasiado, sí, no, jamás, etc.
Ex.:  María no cantó bien y Carlos tampoco.
El piso es ahí.
Llueve mucho esta tarde.
Usted está muy agotado.



10.1. Reconhecer e empregar as con­­jun­­ções mais usadas na lingua­gem coti­diana, em es­pe­cial y ou e, o ou u.


10. CONJUNÇÕES
10.1. Conjunções (conjunciones): mas, pero, sin embargo, luego, así que, etc.
Ex.: Hay dos juegos: entre Brasil y Portugal, Francia e Italia.
Quiero los números: cinco o nueve, siete u ocho. 


OBJETIVOS



CONTEÚDOS



Ya que insistes…
Es caro, pero bueno.



11.1. Identificar e utilizar as preposi­ções mais comuns nos textos.


11. PREPOSIÇÕES (PREPOSICIONES)
11.1. Preposições: de, a, para, por, en, ante, todavía, hasta, hacia, desde, etc.
Ex.: No dijo nada ante el juez. Bajo intervención. 
Durmió hasta tarde.
Dijo adiós desde la ventana.




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


BALLESTERO, Maria Esmeralda; BALBÁS, Alvarez Marcial Soto. Dicionário Espanhol-Português. Português- Espanhol. São Paulo: FTD, 2000.

ROMANOS, Henrique; CARVALHO, Jacira Paes de. Expansión: Español en Brasil. São Paulo: FTD, 2002. (Volume único)

SOUZA, Jair de Oliveira. Español para brasileños. São Paulo: FTD, 1997. (Volume único)




CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
ENSINO MÉDIO

Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

 


Caro(a) Candidato(a),

Vivemos num mundo em que o nível de escolaridade conta muito para o sucesso na vida porque os estudos abrem horizontes e perspectivas de crescimento pessoal e profissional.

O estudo da Língua Portuguesa possibilita o acesso ao mundo da leitura e da escrita e atuação nas diversas situações comunicativas, ampliando a participação social  no exercício da cidadania de forma mais crítica, criativa e atuante.

Sendo assim, nos seus estudos leia e tente  compreender vários tipos de textos, interpretando, realizando inferências e  observando aspectos gramaticais, ortográficos e literários.

Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto, a exemplo de jornal, revistas...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!


OBJETIVOS

CONTEÚDOS

 


1.1. Ler, compreender e interpretar  de forma crítica textos literários e não literários  encontrados em livros, jornais e revistas, dando sua opinião a respeito.

 

1.     TEXTOS
1.1. Textos diversos
-    literários
-        não literários

 


2.1. Empregar adequadamente os sinais de pontuação ao redigir um texto.

 

2.     PONTUAÇÃO
2.1. Sinais de pontuação.

 


3.1. Acentuar corretamente as palavras, facilitando a compreensão do que se lê.

 

3. ACENTUAÇÃO
3.1.  Acentuação gráfica (sílaba tônica);
Exemplos:
O aluno estudará para o exame. (futuro)
O aluno estudara para o exame. (pretérito-passado)

 


4.1. Reconhecer os elementos que formam a oração, relacionando o nome e o verbo aos seus complementos.

 

4.     ELEMENTOS DA ORAÇÃO
4.1. Sintaxe- termos da oração (sujeito e predicado, classificação dos verbos: transitivo e intransitivo, termos relacionados a nome e a verbo);
Exemplos: O candidato chegou cedo.  (A oração possui: sujeito simples, verbo intransitivo - sem complemento ou objeto).
Recebi o resultado. (A oração possui: sujeito oculto, verbo transitivo direto -  com complemento).
 O candidato preparado realiza bom exame. (As palavras sublinhadas se relacionam ao substantivo – nome - candidato).





OBJETIVOS

CONTEÚDOS

 

5.1.    Construir frases, períodos ou textos estabelecendo uma relação de concordância do nome e do verbo com os termos que a eles se referem.



 

5.     COORDÂNCIA DO NOME E DO VERBO
5.1. Concordância nominal (concordância do nome com o artigo, pronome, adjetivo ou numeral em gênero e número)
Exemplo: O pêssego e a maçã estão maduros.
     - Concordância verbal (verbo se modifica para se adequar ao seu sujeito)
Exemplo: Os Estados Unidos  prometeram investir no social.

 



6.1. Conhecer os nomes e os verbos que regem preposição para empregá-los adequadamente ao produzir um texto;

 

6.   NOMES, VERBOS E EMPREGO DAS PREPOSIÇÕES
6.1.   Regência nominal e verbal (palavras que necessitam ou não de preposição)
Exemplos: Ele estava totalmente alheio ao assunto. (a palavra alheio rege as preposições  a ou de).
Os filhos obedecem aos pais. (quem obedece, obedece a alguém ou a alguma coisa), neste caso o verbo sublinhado rege preposição.

 


7.1. Utilizar corretamente no texto palavras que apresentam dificuldades ortográficas (parecidas ou iguais na escrita e/ou na pronúncia);

 

7.     ORTOGRAFIA
7.1. Ortografia: emprego dos porquês; mal/mau; mas/mais; emprego de letras maiúsculas; emprego das letras S, Z, Ç, etc.
Exemplo: cumprimento/comprimento, tráfego/tráfico.

 


8.1. Relacionar o texto à escola literária, de acordo com os traços que caracterizam cada escola;

 

8.     TEXTOS E ESCOLAS LITERÁRIAS
8.1. Escolas literárias (barroco, arcadismo, romantismo, realismo/naturalismo/parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo;

 


9.1.  Redigir texto dissertativo, expressando liberdade  de  opinião e defendendo sua posição.

 

9.     TEXTOS DISSERTATIVOS
9.1. Redação - Dissertação – texto que apresenta:
·                                                              * ponto de vista – introdução
·                                                              * argumentação para fundamentar o ponto de vista – desenvolvimento
·                                                              * reafirmação do ponto de vista, sugestão ou
·                                                                 solução de problema – conclusão.


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

FARACO & MOURA. Gramática  Nova. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1998

_______________ .Língua Portuguesa e Literatura. Vol. Único, 3ª ed. São Paulo: Ática, 1999.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3ª ed. 1999.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Língua Portuguesa. Volumes 1, 2 e 3. 2º Grau. FIESP –  CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.

SARGENTIM, Hermínio. Redação para o Ensino Médio. São Paulo: IBEP,1995.

Sistema de Ensino – IBEP. Apostila – Língua Portuguesa. Antônio de Siqueira e Silva e Rafael Bertolin. – Novo Ensino Médio – Volume Único. São Paulo: IBEP. Curso Completo.



  
CONTEÚDO DE SOCIOLOGIA



Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

PROGRAMA DE SOCIOLOGIA

Caro (a) Candidato (a)

    Estudar Sociologia é a oportunidade que o candidato tem em desenvolver a capacidade de conhecer e de estabelecer diferenças contrastivas entre ciência e senso comum (conhecimentos prévios). Faz-se necessário, pois, que o candidato aproprie-se dos conhecimentos e procedimentos científicos, ensejada no estudo de Sociologia, para que seja capaz de desenvolver visão crítica e questionadora, baseada na compreensão da historicidade e dinamicidade dos processos e fatos sociais, portanto passíveis de ser modificados pelas ações dos sujeitos.
     O estudo da Sociologia visa contribuir, de forma significativa, para o desenvolvimento do senso crítico, a partir de reflexões sobre a complexa realidade social brasileira e mundial, marcada por desigualdades sociais e relações de exploração e opressão.
     Enfim, problematizar conceitos, tais como relações sociais, trabalho, cultura, identidade, ética, cidadania, ideologia, poder, política, dominação, classes sociais, Estado, família, Escola, dentre outros, serão referenciais na abordagem curricular desta disciplina.

           
                                                                  Conteúdos

1.       Introdução à Sociologia
1.1. O que é Sociologia
1.2. Objeto e objetivo da Sociologia
1.3.  Idéias que contribuíram para o nascimento da Sociologia
     1.3.1. A revolução científica de Isaac Newton
     1.3.2. O iluminismo
     1.3.3. O capitalismo e o nascimento da Sociologia
1.4  A utilidade da Sociologia nos diversos campos da atividade humana

2.       A construção do pensamento sociológico no Brasil
3.       Política e Sociedade
3.1. O estado moderno, absolutista e liberal
3.2. Degradação social, globalização e neoliberalismo
3.3. Mudança social reforma e revolução
3.4. As instituições políticas no Brasil

4.       Movimentos Sociais
4.1. O que é movimento social
4.2. O conflito e ação coletiva
 4.3. O movimento social no Brasil

5.       Cultura
5.1. Cultura e ideologia
5.2. Cultura e alienação
5.3. Cultura popular e erudita
5.4. Cultura popular ou folclore?
5.5.Tradição ou transformação?
        5.6.  Indústria cultural
        5.7. Contracultura
        5.8. Criatividade cultural
        5.9. A Cultura de massa
        5.10. A violência como fator cultural

6. Raça e povo
      6.1. As raças
      6.2. Negros e brancos
      6.3. Racismo

7. A soberania nacional
    7.1. As privatizações
    7.2. A questão da Amazônia
    7.3. A nossa água
    7.4. A biodiversidade
    7.5. A inserção do Brasil no contexto da globalização neoliberal

8. As instituições Sociais
  8.1. A família
      8.1.1. A emancipação da mulher
  8.2. A escola
  8.3. A igreja
  8.4. O Estado
  8.5. O papel das instituições na construção de valores éticos, morais, espirituais, etc.

            9. O trabalho
               9.1. O Trabalho nas diferentes sociedades
               9.2. Trabalho e realização versus trabalho e alienação
               9.3. A ética capitalista do trabalho
               9.4. Consumismo

        10. Cidadania e política
               10.1. O que é política?
               10.2. O poder
               10.3. Ética na política – corrupção
               10.4. A participação política
               10.5. A votação

           11. A Tecnologia
               11.1. A Tecnologia
               11.2. Tecnologia e as desigualdades entre as nações
               11.3. Os problemas da civilização tecnológica
               11.4. Os mitos da tecnologia e do progresso
               11.5. Tecnologia e o futuro da humanidade

         12. Sincretismo religioso
                12.1. Na Bahia
                12.2. No Brasil

         13. O Papel das ONGs

         14. Estatuto da Criança e do adolescente.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


      BETTO, Frei. OSPB, São Paulo

       VITA. Álvaro. Sociologia da Sociedade Brasileira. Ática. São Paulo

       TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciação à Sociologia. ATUAL. São Paulo

       FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia. Atlas. São Paulo



 CONTEÚDO DE INGLÊS - ENSINO MÉDIO


Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA

EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS

 


      Caro(a) Candidato(a),

      O domínio da Língua Inglesa, considerada como um instrumento de comunicação universal, é algo muito importante para que você não se sinta isolado neste mundo globalizado.

     Estudando Inglês, você poderá : comunicar-se com pessoas falantes da Língua Inglesa; conhecer culturas diferentes; compreender as letras das músicas de que gosta; entender melhor os vídeo-games; ler instruções de manuais e programas de computador. Sabemos que a aprendizagem se constrói no dia-a-dia e  nem todas as pessoas aprendem no mesmo ritmo. Sugerimos que você leia o máximo de textos em Língua Inglesa, estudando as estruturas básicas (gramaticais), fazendo anotações para fixar o vocabulário, buscando sempre a compreensão do conteúdo do texto.

           Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas...

Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!


OBJETIVOS
CONTEÚDOS


1.1.  Compreender textos de diferentes modalidades que tratem de temas atuais.


1.     TEXTOS
1.1. Textos literários, jornalísticos, informativos,  científicos, publicitários, humorísticos, epistolares , instrucionais.
Ex.: charges, cartoons, notícias, poema, bilhete, piada, cartas, etc.



2.1. Relacionar os pronomes pessoais com os substantivos correspondentes, tanto na função de sujeito como na de objeto.




2.2. Relacionar os adjetivos possessivos com os sujeitos das frases.


1      PRONOMES = pronouns
2.1. Pronomes pessoais (personal pronouns) usados na função de sujeito (I, you, he, she, it, we, you, they) e pronomes pessoais (personal pronouns) usados na função de objeto (me, you, him, her, it, us, you, them)
Exemplo: Peter loves Mary. He loves her.

2.2. Possessive adjectives (possessivos seguidos de substantivo) – my, your, his, her, its, our, your, their
Exemplo: That’s our classmate.



3.1. Empregar o verbo To Be no presente simples nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.


3. VERBS TENSES (TEMPOS VERBAIS)
3.1. Presente simple do verbo To Be = present simple tense: To Be
- Forma afirmativa = affirmative forms
Ex.: I am, you are...

- Forma interrogativa = interrogative forms
  Ex.: Am I?, Are You?...

- Forma negativa = negative forms
  Ex.: I am not, You are not...




OBJETIVOS
CONTEÚDOS

- Utilizar as formas abreviadas em frases afirmativas ou negativas para respostas curtas e completas.








3.2. Identificar e utilizar o presente simples dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.







3.3. Transformar frases afirmativas em negativas e interrogativas usando o verbo auxiliar.

- Utilizar os verbos auxiliares nas formas afirmativas ou negativas para respostas curtas ou completas.










3.4. Relacionar os advérbios e expressões adverbiais com o tempo presente dos verbos.


Formas abreviadas = contracted forms

- Forma afirmativa = affirmative form
Ex.: Yes, I’m a students
        Yes, He’s a brilliant pupil

- Forma negativa = negative form
Ex.: No, I’m not a students
       No, He isn’t

3.2. Presente simples dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa = Simple present tense – regular and irregular verbs (affirmative, interrogative and negative forms)
Exemplos:
Afirmativa: They always go to the school by bus.
Interrogativa: Do they always go to the school by bus?
Negativa: They dont’t always go to the school by bus.

3.3. Verbos auxiliares: do, does, don’t, doesn’t na transformação de frases afirmativas em negativas e interrogativas.
Exemplo:
Afirmativa: They always go to the school by bus.
Interrogativa: Do they always go to the school by bus?
Negativa: They don’t always go to the school by bus.

Respostas completas e curtas na afirmativa e na negativa = Long and short affirmative and negative answers.
Exemplo: Does she study everyday?
Afirmativa curta: Yes, she does.
Negativa curta: No, she doesn’t.
Negativa completa: No, she doesn’t study everyday

3.4. Advérbios e expressões adverbiais mais comuns: always, often, usually, sometimes, everyday, everyweek, everynight, ...



4.1. Empregar os verbos regulares e irregulares no “Present continuous tense” e transformar frases afirmativa em interrogativa ou negativas nas respostas curtas e completas.


4. VERBOS REGULARES E IRREGULARES NO PRESENT CONTINOUS TENSE
4.1. Present continuous tense
Formação: Verb To Be + verbo principal + ING ). Formas afirmativa, interrogativa e negativa.
Exemplo:
Afirmativa: He is reading a magazine now.
Interrogativa: Is he reading a magazine now?
Negativa: He isn’t reading a magazine now

Respostas completas e curtas
Exemplos:
Afirmativa completa: Yes, he is reading a magazine now.
Afirmativa curta: Yes, he is.
Negativa completa: No, he isn’t reading a magazine now
Negativa curta: No, he isn’t


OBJETIVOS
CONTEÚDOS

4.2. Relacionar os advérbios com o present continuous tense.

4.2. Avérbios = adverbs
Exemplo:
Now, today, at this moment




5.1. Empregar o verbo To Be no passado simples nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.




5.2. Utilizar o passado simples dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa, empregando-os em respostas curtas e completas.










5.3. Relacionar os advérbios com o tempo passado dos verbos.


5. VERBOS – TEMPO PASSADO = VERBS – PAST TENSE
5.1. Passado simples do verbo To Be = simple past tense verb To Be
Afirmativa: I was, you were
Interrogativa: Was I? , Were you?
Negativa: I wasn’t, you weren’t.

5.2. Verbos regulares e irregulares = regular and irregular vebs.
Afirmativa: I looked for a new job yesterday.
Interrogativa: Did you look for a new job yesterday?
Negativa: I didn’t look for a new job yesterday.

- Respostas curtas e completas = Long and short  affirmative and negative answers..
      Exemplo:
Afirmativa curta: Yes, I did
Negativa longa: No, I didn’t look for a new job yesterday.
Negativa curta: No, I didn’t

5.3. Advérbios = Adverbs:
Exemplo: Last, ago, yesterday.



6.1. Utilizar o futuro com WILL dos verbos regulares e irregulares nas formas afirmativa, interrogativa e negativa

 





6.1. Empregar o futuro imediato dos verbos regulares e irregulares, relacionando-os com as expressões de tempo adequadas.


6. FUTURE TENSE (tempo futuro)
6.1  - Future with WILL = futuro com WILL
Exemplo:
Afirmativa: I will study tomorrow.
Interrogativa: Will you study tomorrow?
Negativa: I will not study tomorrow./ I won´t study tomorrow.

6.2. Futuro imediato = Immediate future
Formação: verb To Be + going to + verbo principal
Exemplo: We’re going to visit our friends next Sunday.

- Advérbios = Adverbs
Ex.: Tomorrow, next




7.1. Transformar frases do singular para o plural e vice-versa.







7.     PLURAL OF THE NOUNS (plural dos substantivos, nomes)
7.1. Plurais de nomes com terminações em: S, SS, X, CH, SH, Y
Exemplos: bus – buses; kiss – kisses; box – boxes; church – churches; dish – dishes; boy – boys; lady – ladies.

- Formas irregulares dos substantivos
Exemplos: man – men; woman – women; child – children; mouse – mice.



OBJETIVOS
CONTEÚDOS


8.1. Estruturar frases, posicionando de forma correta os adjetivos.

8.2. Identificar os adjetivos e seus antônimos e sinônimos correspondentes.


8. ADJECTIVES(adjetivos)
8.1. Position of adjectives (posição dos adjetivos)
Exemplo: He is a dilligent pupil.

8.2. Opposites (opostos)
Exemplo: intelligent X stupid; dilligent X lazy



9.1. Utilizar os artigos definido e  indefinido nas frases.



8.     ARTIGOS(articles)
9.1. Definido = definite (the) e indefinido = indefinite (a, an)
Exemplo: The boy is intelligent
               I am a teacher and his is an engineer.




10.1. Empregar as palavras interrogativas nas frases.



 


10. PALAVRAS INTERROGATIVAS NAS FRASES INTERROGATIVE WORDS 
10.1. Palavras interrogativas = interrogative words -  what, how, where, when, who, why.
Exemplo: How are you?
What day is today?



11.1. Empregar as preposições nas frases.

11. PREPOSIÇÕES (prepositions)
11.1. Preposições = prepositions - in, on, of, from, to, with, about, at, etc.
Exemplo:
Who is at the door?



INDICAÇÕES BIBIOGRÁFICAS

BERTOLIN, Rafael . Essential English. São Paulo: IBEP, 1998.

BERTOLIN, Rafael . Língua Inglesa: Curso completo . São Paulo: IBEP,  Vol. Único (Apostila). 2002.

LIBERATO, Wilson . Compact English Book. São Paulo : FTD, v. único, 1998.

MICHAELIS . Pequeno Dicionário : Inglês – Português / Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 1980.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Inglês. Volumes 1 e 2. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
























2 comentários:

Anônimo disse...

Alguém poderia me dizer o que mais cai em matemática poxa só falto essa matéria pela quantidade de reprovações deve ser muito difícil né?

Fique Avontade disse...

o resutado da prova de ciencias do mes de agosto 2019 nao to encontrando