sexta-feira, 30 de agosto de 2019

CONTEÚDOS – ENSINO FUNDAMENTAL




CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS – ENSINO FUNDAMENTAL

·        Ecologia
Biomas Brasileiros;
Cadeias e teias alimentares; Desequilíbrios ambientais; Reciclagem
·        Fotossíntese

·        Matéria e energia
Elementos químicos; Fenômenos químicos e físicos.
·        Evolução e adaptação dos seres vivos ao ambiente.


·        Corpo Humano e seus respectivos sistemas.


·        Unidades de Medida, grandezas físicas e movimentos.


·        Biotecnologia.


CONTEÚDO DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÔNIO
                     História e fontes históricas
                     Cultura e Patrimônio cultural: conhecer para preservar.
O LEGADO DOS NOSSOS ANTEPASSADOS
                     Os Primeiros povoadores da terra.
                     A “Pré-História” brasileira.
                     Os indígenas: diferenças e semelhanças.
                     Os tupis e os portugueses: encontros e desencontros.
                     Povos e culturas africanas: malineses, bantos e iorubás.
                     Africanos no Brasil: dominação e resistência.
                     Abolição: a resistência dos escravizados;
                     O movimento abolicionista.
                     As leis e a realidade.
                     A vida difícil dos recém libertos.
                     As grandes navegações.
                     A marcha da colonização na América portuguesa.
                     Economia e sociedade colonial açucareira.
                     América portuguesa: sociedade mineradora.
                     Independência na América portuguesa.
                     O centro urbano na era da globalização.
                     Urbanização.
                     Segregação sócio espacial (centro e periferia)
                     Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
                     A Constituição Brasileira (1988)
                     Estatuto da Criança e do Adolescente.
                     Estatuto do Idoso.


CONTEÚDO DE MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

·         O conjunto dos números naturais
Sistema de numeração
·         Divisibilidade
Critérios números primos, decomposição em fatores primos Múltiplos e divisores
Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum
·         Conjuntos numéricos (inteiros, racionais e reais)
Representação geométrica
Representação decimal (exata e periódica) e fracionária Localização na reta numérica
Comparação
·         Operações fundamentais com números (naturais, inteiros, racionais e reais) e suas propriedades
Adição e Subtração Multiplicação e divisão Potência e raiz Expressões
·         Problemas que envolvam os números naturais, inteiros, racionais e reais

·         Razão e proporção
Propriedades, resolução e problemas
·         Grandeza proporcionais
Grandezas diretamente proporcionais Grandezas inversamente proporcionais
·         Regra de três simples e composta

·         Porcentagem

·         Juros simples



·         Desconto simples

·        Triângulos Classificação Elementos
·        Quadriláteros Classificação Elementos
·         Circunferência
Elementos
·         Perímetro das figuras planas

·         Área das figuras planas

·         Medidas de comprimento (km – m – cm – mm)

·         Medidas de capacidade (l – ml)

·         Medidas de massa (kg – g – mg)

·         Medidas de volume (m³ – dm³)

·         Medidas de tempo (ano – meses – dias – horas – minutos – segundos)
Cálculo algébrico Expressões algébricas Valor numérico
·         Equações do 1º grau com uma incógnita
Raiz de uma equação Resolução de problemas
·         Equações do 2º grau
Aplicação da fórmula de Bhaskara
·         Tratamento da Informação

·         Noções de estatística


SUGESTÃO PARA FONTE DE PESQUISA CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL

                     Livro didático de matemática para o 6º ano (5ª série);
                     Livro didático de matemática para o 7º ano (6ª série);
                     Livro didático de matemática para o 8º ano (7ª série);
                     Livro didático de matemática para o 9º ano (8ª série);
                     Vídeos aulas de matemática do Ensino Fundamental https://www.youtube.com/)
                     http://www.educacao.ba.gov.br/
                     tvescola.mec.gov.br
                     portal.mec.gov.br
                     https://matematica.obmep.org.br
                     http://brasilescola.uol.com.br/matematica/
                     https://calculemais.com.br/
                     https://pt.khanacademy.org
                     www.portalmatematico.com/
                     www.calculando.com.br/
                     www.somatematica.com.br
                     http://www.mais.mat.br
                     http://www.matematiques.com.br/
                     https://mesalva.com/


  
CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA – Ensino Fundamental.

1.     Paisagem natural (conceito e elementos da paisagem natural).
2.     Elementos e fenômenos naturais transformadores do espaço natural;
3.     Espaço geográfico ou humanizado (conceito e elementos do espaço geográfico).
4.     Ações e consequências das transformações do espaço geográfico.
5.     Conceitos geográficos: lugar, território, Estado e estado, região, país, continente, paisagem.
6.     Universo.
7.     Sistema Solar.
8.     Terra: Forma e movimentos (Translação e Rotação).
9.     Litosfera /crosta terrestre: camadas da Terra, tipos de rochas: magmática, sedimentares e metamórficas.
10. Movimentos internos e externos do planeta Terra: Vulcanismo e Tectônica  das placas.
11.   Relevo: conceito e formas.
12.   Agentes internos e externos modificadores do relevo.
13.Orientando-se na Terra: orientação e localização.
a.             Instrumentos que auxiliam na orientação; os pontos cardeais e colaterais;
b.            As linhas imaginárias e o sistema de coordenadas geográficas (latitude e longitude);
c.             Os hemisférios e as zonas térmicas / climáticas ou de iluminação;
d.            O sistema de fusos horários; Os fusos horários do Brasil;
e.              A Cartografia: arte de representação do espaço – globo terrestre, cartas geográficas e mapas;
f.                 Os diferentes tipos de mapas e seus elementos: título, escalas, legenda, convenções cartográficas.
1. Climas do Brasil e do mundo. 14.Elementos e fatores climáticos;
15. Mudanças climáticas, poluição, aquecimento global;

15. A influência do clima nas paisagens.
16. As relações entre os elementos naturais e culturais das paisagens.
17. Oceanos, mares, lagos, rios, aqüíferos – os mananciais de abastecimento e o ciclo da água.
18.Biosfera
a)      Ecologia; vegetação do Brasil, ecossistemas; biomas brasileiros; os desertos; biodiversidade e a exploração econômica;
b)     Recursos e fontes de energia renováveis e não renováveis.
c)      Desenvolvimento Sustentável.



H5G- Reconhecer as diversas formas de intervenção humana e os impactos por ela causados ao meio ambiente.
19.   As ações antrópicas sobre a:
a)     Hidrosfera:
-          Uso e desperdício dos mananciais de abastecimento, escassez hídrica no Brasil e no mundo, e poluição hídrica;
-          O lançamento de poluentes nos rios e mares e a alteração do Ph das águas fluviais e marinhas;
b)    Atmosfera:
-          A emissão de gases poluentes no ar;
-         Gases de efeito estufa e aerossóis;
-           O buraco na Camada de Ozônio;
-         A chuva ácida;
c)     Litosfera:
- O tempo e as mudanças nas paisagens: - transformações nas

paisagens;


-  A natureza transforma as paisagens em ritmos diferentes;
-   O tempo da natureza e o tempo da sociedade;
-   O trabalho e a transformação do espaço geográfico;
-    A contaminação do solo em decorrência da produção, depósito e

acúmulo do lixo;

a)     Biosfera
-          Ameaças      ao            equilíbrio    natural  do   planeta       em                decorrência  da exploração econômica incessante;
-   Em busca de uma Sociedade Sustentável.

-    A falta de educação ambiental.

15. As constantes transformações do espaço geográfico em decorrência das atividades e interesses econômicos no decorrer do tempo histórico;
16. O rural e o urbano na organização do espaço geográfico.
17. A formação territorial do Brasil. 24.Extensão territorial e localização.
25.  Transportes e comunicações no processo de integração e organização do território.
26.  As desigualdades sociais no Brasil e no mundo. 27.Demografia: o estudo das populações.
a)      Conceitos                      demográficos:           população,                 população     absoluta    e relativa, vazios demográficos, cidades e metrópoles;
b)      Indicadores sociais.
c)      A pluralidade cultural dos povos.


28. Formas de regionalização do mundo:
29. Continentes (divisão natural): África, América, Ásia, Antártida, Europa e Oceania.
30. Países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos e subdesenvolvidos emergentes);
31. Países ricos e pobres;
32. Divisão dos países em Três Mundos: Primeiro Mundo (capitalistas desenvolvidos), Segundo mundo (socialistas); Terceiro mundo (capitalistas subdesenvolvidos);
33.    Brasil (divisão física e política) - regionalização:
34.  Regiões IBGE (Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste); 35.Complexos regionais (Amazônia, Nordeste e Centro Sul).
36.  Globalização. Blocos econômicos: (MERCOSUL, NAFTA, EU/EU APEC,...).

37.  População:
38.  População mundial e do Brasil
a)    A diversidade cultural e étnica do povo brasileiro.
39.  Movimentos, diversidade socioeconômica e cultural; trabalho; consumo; condições de vida; fome; problemas; urbanos (moradia, transporte, lixo, água, esgoto). Problemas ambientais do campo/cidade. Consumismo e os impactos ambientais oriundos do mesmo. A divisão social e territorial do trabalho.
-   Atividades                    econômicas (extrativismo;            agricultura;   pecuária;    indústria; comércio; transporte; prestação de serviços).
a)    O processo de industrialização no mundo e no Brasil;
b)   A modernização da agropecuária brasileira;
c)   Urbanização no Brasil e no mundo.

D) Brasil: de país agrário a país urbano industrial.
40.  Os sistemas econômicos ou Modos de Produção (Comunismo primitivo, Escravismo, Feudalismo, Capitalismo e Socialismo/Comunismo).
41.  Globalização
a.      Fluxos e rumos da Globalização.
b.     Globalização, tecnologia e trabalho.
c.      Globalização, natureza e questões ambientais.
-         Relações de trabalho: avanços e retrocessos.
42.O     desenvolvimento tecnológico e a sua influência no mundo do trabalho
a.      O fim dos empregos.


43.  Espaço de circulação de pessoas, ideias e mercadorias (o desenvolvimento dos transportes e das comunicações).
44.  Os sistemas de transporte: aquático, terrestre e aéreo. 45.Os meios de comunicação:
-        A evolução dos meios de comunicação e transportes.
a.      Dos sinais de fumaça à fibra ótica.
b.     Da tração humana ao trem bala.




Indicações bibliográficas:
ADAS, Melhem. Noções Básicas de Geografia. 1 e 2 São Paulo: Editora Moderna, 2010.
ARAUJO, Regina, GUIMARAES, Raul Borges. Construindo a Geografia. 1. São Paulo: Editora Moderna , 2010.
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá: Geografia. São Paulo, Editora Moderna, 2007. 6º ao 9º ano.
EJA Moderna. Educação de Jovens e Adultos. Editora Moderna- Responsável Virginia Aoki, 1º Ed- Volumes 1, 2, 3,4. São Paulo,2013 .
MOREIRA. Igor. O Espaço Mundial, Editora Ática, 8ª Série – São Paulo, 2012. PENA,             Rodolfo F.   Alves.  "Sistema Solar"; Brasil              Escola.      Disponível     em
<http://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm>.       Acesso       em    02                                                                                         de
agosto de 2017.
SAMPAIO. Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 6 ano-3 Ed São Paulo, 2012.
GARCIA, Valquíria Pires. Projeto Mosaico: Geografia: ensino fundamental / Valquíria Pires Garcia, Beluce Bellucci. – 1 ed. – São Paulo: Scipione, 2015. Obra em 4 v. – Do 6º ao 9º ano.
SITE:













  CONTEÚDO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS



Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS


Caro(a) candidato(a)
O Inglês tornou-se um dos principais veículos de comunicação nos meios diplomáticos, no comércio mundial, nas competições esportivas, no turismo, nos congressos sobre ciência, tecnologia, arte etc. Por isso é muito importante conhecer a Língua Inglesa, para ter possibilidade de entender e se situar no mundo atual.
Para melhor compreender a Língua Inglesa, você deverá estudar: os pronomes pessoais, verbo ser e estar, saudações, os artigos, pronomes demonstrativos, substantivos, adjetivos, as preposições e as horas.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!


OBJETIVOS
CONTEÚDOS
1.1.     Empregar corretamente os pronomes pessoais na função de sujeito

1.   PRONOMES PESSOAIS NA FUNÇÃO DE SUJEITO
1.1. Pronomes pessoais (Personal Pronouns)
Ex: I, you, he, she, it, we, you, they
2.1. Identificar e utilizar o verbo ser e estar nas diversas formas nas frases
2.   VERBO SER / ESTAR (Verb To Be)
2.1.   Nas formas afirmativas(I am / you are)
-         Nas formas negativas (I am not, you are not)
-         Nas formas Interrogativas (Am I? Are you?
-         Nas formas abreviadas (I'm / You're)
-         Dando respostas completas para perguntas: (Yes, I am tourist.)
-         Dando respostas curtas para perguntas: (Yes, I am.)
3.1 Distinguir as diversas formas de saudações e cumprimentos utilizadas no dia-a-dia das pessoas.

3.   FORMAS DE SAUDAÇÕES
3.1 Saudações e cumprimentos (Greetings)
-         Good morning, good afternoon, good evening, good night, see you tomorrow.
-         How are you? / What´s your name?
-         My name is...
4.1 Reconhecer num texto o artigo definido e o artigo indefinido, utilizando corretamente as regras da Língua Inglesa.

3.   ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS
4.1 Artigos Definidos (Definite Articles) – THE
Ex.: THE cat, (o gato ) THE girl (a garota)
-         Artigos Indefinidos (Indefinite Articles) - A / AN
Ex.: A man (um homem)
AN elephant (um elefante)


5.1. Empregar os pronomes demonstrativos nas suas diversas formas: Número e gênero, junto ao verbo to be e junto a expressões.
4.   PRONOMES DEMONSTRATIVOS
(Demonstrative pronouns)
5.1. Número
        SINGULAR                            PLURAL
             This                                    These
             That                                    Those





OBJETIVOS
CONTEÚDOS


-         Gênero
Masculino / Feminino
THIS = isto / este / esta
THAT = aquele / aquela / aquilo
THESE = estes / estas
THOSE = aqueles(as)
-         Junto ao verbo TO BE
Ø Nas formas afirmativas:
THIS is Maria (esta é Maria)
THAT is Maria (aquela é Maria)
Ø Nas formas interrogativas:
Is THIS  Maria? (esta é Maria?)
Is THAT Maria ? (aquela é Maria?)
Ø Nas formas negativas:
THIS is not Maria (esta não é Maria)
THAT is not Maria (aquela não é Maria)
THOSE are not Jo and Paulo (aqueles não são Jo e Paulo).
-         Junto a expressões com
WHAT IS This? = O que é isto?
WHAT IS That? = O que aquilo?
WHO is this? = Quem é este (a)?
WHO ARE These ? = Quem são estes (as)?
WHO IS That ? = Quem é aquele(a)?
WHO IS those ? = Quem são aqueles(as)?


6.1. Reconhecer os substantivos e empregá-los  nas suas diversas categorias.
6. SUBSTANTIVOS (Nouns)
6.1. Familia (Family)
Ex.: Father (pai) - Mother (mãe)
Sister (irmã) - Brother (irmão) etc.
-         Profissões (Profession)
Ex. Doctor (médico) - Secretary secretário(a)
-         Objetos de Escola (Schol Objectes)
Ex.: Desk (carteira) - Pencil (lápis) etc.


7.1. Estabelecer comparações entre os adjetivos, utilizar as relações entre os adjetivos e substantivos, obedecendo as regras da Língua Inglesa.

7. ADJETIVOS (Adjectives)
7.1. Comparações
Ex.: Thin (magro) x Fat (gordo)
Hot (quente) x Cold (frio)
-         Adjetivo / substantivo
Ex.: FAT girl = Garota GORDA
HOT dog = Cachorro QUENTE
-         Regra da língua = Adjetivo antes do substantivo
INTELLIGENT boy = garoto inteligente
SMART Card = cartão esperto
-         Cores (color)
Ex.: Red (vermelho), Blue (azul)

8.1. Conhecer as preposições no texto e utilizar sua função relacionada à expressão DE LUGAR.

8. PREPOSIÇÕES
8.1. Preposições - EM / NA/NO
      (Prepositions ) IN  -  AT
      Ex.: IN  a   hospital =  (em um) NO hospital
           AT school    = NA  escola
              He is AT SCHOOL (ele está na escola)
              She is AT THE CLUB (ela está  no clube)





OBJETIVOS
CONTEÚDOS


9.1. Reconhecer os números de 1 até 100 e relacioná-los a expressões próprias da língua inglesa: Horas exatas e horas com minutos.


9. RELAÇÃO NÚMEROS E EXPRESSÃO
9.1. Números (Numbers)
        Ex.: 1 one - 2 two - 3 three etc.

        - Horas (Time)
           Horas exatas
           It’s seven o’clock  =  São sete horas

 - Horas com minutos
    It's seven thirty  =  São sete e trinta

- Expressões
   Para perguntar as horas
    What times is it? = Que horas são?
    Para responder as horas: It’s ... (São / É)



INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
AMOS, Eduardo. Our Way .1. São Paulo: Editora Moderna, 4ª ed. 2002.
FERRAZ, Zuleica Agueda. Take your Time. São Paulo: Editora Moderna, 1999.
GASPAR, Tânia Moraes. New Happy Book 2. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
LIMA, Cleide Micchi. New Playing In English 4. São Paulo: Editora FTD, 1996.
KELLER, Victoria. Steps – 2. São Paulo: Editora IBEP, 2002.
MALTINER, Glaydes. Discovering English 1ª série. Recife. Editora Construir, 2002.
MINI DICIONÁRIO DE INGLÊS – MICHAELLIS. São Paulo. Editora Melhoramentos.

  CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA


Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

LÍNGUA PORTUGUESA


Caro(a) candidato(a)
O estudo da Língua Portuguesa oferece inúmeras possibilidades, porque várias são as experiências que os textos oferecem sobre os fatos da realidade, sobre experiências humanas, estabelecendo, pela leitura, um diálogo com o que está escrito. Ler e escrever constituem atos comunicativos que ampliam a sua participação social no mundo, de forma mais crítica, criativa e atuante.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de textos, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!


OBJETIVOS
CONTEÚDOS
1.1 Compreender e interpretar as informações contidas nas várias modalidades de textos, sempre atento ao uso social da língua no  cotidiano.
-         Identificar o tema/ tópico central do texto.
1.2        Identificar variados tipos de textos (estilo, função).
-         Utilizar apoio de desenho ou foto na compreensão e interpretação do texto.
-         Reconhecer no texto marcas típicas de linguagem oral.
1. TEXTOS
1.1 Textos informativos (jornal, revista; propaganda, charge).



1.2 Textos literários (crônicas, poemas, poesias, contos, fábulas).
-         Músicas populares.
2.1. Redigir textos narrativos e descritivos (questão discursiva).

2. NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO
2.1 Narração: conta-se uma história, observando-se a seqüência dos fatos (começo, meio e fim). Exemplos:
-   Com início orientado (continua-se escrevendo sobre o assunto, dando-lhe um término coerente);
-   Com final a escolher (conclui-se a narração dando-lhe sentido coerente);
-   Texto com descrição de personagem, a partir de uma seqüência de figuras;
-   Relato de um fato da infância (O que aconteceu? Quando? Como aconteceu? Por que aconteceu?);
-   Se você fosse... o que faria para ajudar...;
-   Sobre a escolha de uma profissão;
-   Sobre um momento feliz.
2.2 Descrição: descrevem-se as características físicas e interiores de uma pessoa; características de um animal; de um ambiente, de um lugar.
Exemplos:
-      Escreva sobre o seu esporte favorito (destaque o que parece mais significativo, se ele é conhecido, muito praticado. Você pratica esse esporte? Quando? Onde? Nele, que pessoas se destacam? São conhecidas mundialmente?).
-      Descreva um ambiente: lugares que você viu há muito tempo (uma casa onde já morou, uma cidade onde esteve...); lugares que você conheceu por fotografia (a lua, o fundo do mar, a selva, uma fazenda).




OBJETIVOS
CONTEÚDOS
3.1. Reconhecer e utilizar a escrita correta das palavras em textos, relacionadas aos seus sentidos: contrários, idênticos ou semelhantes.
3. ORTOGRAFIA
4.1.     Significação das palavras: sinônimos / antônimos / parônimos / homônimos / homógrafos / homófonos.
-         Sinônimos: achar, encontrar / habitar, morar;
-         Antônimos: feliz, infeliz / escuro, claro;
-         Parônimos: descrição, discrição / vultoso, vultuoso / mais (adv.), mas (conj.) / mal (adv.), mau (adj.);
-         Homônimos: gelo e almoço (com e e o fechados), gelo e almoço (com e e o abertos);
-         Homógrafos: cedo (adv.), cedo (v. ceder) / são (verbo), são (sadio);
-         Homófonas: passo (marcha), paço (palácio real) / censo (demográfico), senso (sentido) / porque (resposta), por que (pergunta).
4.1. Reconhecer e empregar corretamente os sinais de pontuação em frases, períodos e textos.

4. SINAIS DE PONTUAÇÃO
4.1. Vírgula: José, Maria e Pedro chegaram.
-         Exclamação: Que belo dia!
-         Interrogação: Que horas são?
-         Ponto e vírgula: Os jovens chegaram cedo; os coordenadores vieram depois.
-         Dois pontos: Rita respondeu: estou aqui.
-         Travessão: — Não me esperava?
 — Confesso que não.
5.1. Entender e empregar corretamente a concordância do nome (substantivo) com a qualidade (adjetivo), artigo, numeral, pronome.







5.2. Do verbo com o sujeito (pessoa — eu, tu, ele/ ela/ você, nós, vós, eles/ elas/ vocês) e o número (singular e plural
5. CONCORDÂNCIA NOMINAL (nome) e VERBAL (verbo)
5.1. Nominal
-         O artigo e o substantivo: O menino. Os meninos. A menina. As meninas.
-         O adjetivo e o substantivo: Menino aplicado. Meninos aplicados. Mulher bonita. Mulheres bonitas.
-         O numeral e o substantivo: Comprei um lápis. Comprei duas maçãs.
-         O pronome e o substantivo: Interroguei as alunas. Interroguei-as. Meu livro é novo.
5.2. Verbal: o verbo concorda com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular ou do plural).
Ex.: O menino chegou. / Os meninos chegaram. / A professora e o professor preparam a prova. / Eu e tu sairemos de manhã. / Tu e eles saireis amanhã. / Você e ele sairão amanhã.

6.1. Identificar a idéia apresentada pelo verbo em frases e períodos (fato concreto, desejo, dúvida, ordem), num determinado tempo.
6. MODOS E TEMPOS VERBAIS (indicativo, subjuntivo e imperativo / presente, passado / futuro).
6.1. Indicativo: indica a ação de modo certo, positivo, real. Ex.:
Ø A terra produz frutos.
Ø A terra produziu frutos.
Ø A terra produzirá frutos.
-         Subjuntivo: indica a ação de modo incerto, vago, duvidoso. Ex.:


OBJETIVOS
CONTEÚDOS

Ø Desejo que você estude.
Ø Talvez eu consiga uma vaga.
Ø Se ele chegar cedo, fará o exame.
-         Imperativo: indica ordem, pedido. Ex.:
Ø José, colha os frutos.
Ø José, faça-me um favor.
7.1. Identificar e empregar corretamente os advérbios na sua função modificadora e circunstâncias apresentadas.
7. ADVÉRBIOS
7.1. Função modificadora dos advérbios
-         modificam o sentido do verbo = Aquele rapaz fala bem.
-         modificam o sentido do adjetivo = A casa é muito bonita.
-         modificam o sentido de outro advérbio = A jovem trabalha muito bem.
-         Algumas circunstâncias que os advérbios indicam:
Ø lugar (aqui, lá, ali, dentro etc.);
Ø tempo (hoje, amanhã, cedo etc.);
Ø afirmação (sim, realmente etc.);
Ø negação (não, absolutamente);
Ø dúvida (talvez, acaso etc.);
Ø intensidade (muito, pouco, mais etc.);
Ø modo (bem, mal, devagar etc.).

8.1. Reconhecer e usar corretamente as preposições
8. USO DAS PREPOSIÇÕES
8.1. Preposições – palavras que ligam dois termos entre si.
Ex.: Livro de Pedro. Estou sem dinheiro. Lutou contra nós.
9.1 Construir textos, usando as conjunções adequadas.
9.2 Construir textos, usando as conjunções adequadas.
9. USO DAS CONJUNÇÕES
9.1. Coordenativas (são independentes) = ligam palavras ou orações do mesmo valor ou função.
Ex.: Marta faz desenhos e João estuda música.  Corremos muito, mas chegamos atrasados.
9.2. Subordinativas (dependentes) = ligam duas orações, subordinando uma à outra.
Ex.: Não sei se ele virá. / Chovia quando voltei para casa. / Iremos à praia se fizer bom tempo.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
ANDRÉ, Hildebrando. Gramática Ilustrada. São Paulo: Editora Moderna, 1990.
HOLANDA, Aurélio Buarque de. Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nacional, 1987.
SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1990.
SARGENTIM, Hermínio G. Redação, Curso Básico. São Paulo: Editora IBEP, 1991.
SOARES, Magda. Português através de textos. Volumes 1, 2, 3, 4. São Paulo: Editora Moderna, 1990.












Nenhum comentário: