CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
NATURAIS – ENSINO FUNDAMENTAL
·
Ecologia
Biomas Brasileiros;
Cadeias e teias alimentares; Desequilíbrios
ambientais; Reciclagem
·
Fotossíntese
·
Matéria e energia
Elementos químicos; Fenômenos químicos e
físicos.
·
Evolução e adaptação
dos seres vivos ao ambiente.
·
Corpo Humano e seus
respectivos sistemas.
·
Unidades de Medida,
grandezas físicas e movimentos.
·
Biotecnologia.
CONTEÚDO DE HISTÓRIA
- ENSINO FUNDAMENTAL
HISTÓRIA, CULTURA E
PATRIMÔNIO
•
História e fontes históricas
•
Cultura e Patrimônio cultural: conhecer para preservar.
O LEGADO DOS NOSSOS ANTEPASSADOS
•
Os Primeiros povoadores da terra.
•
A “Pré-História” brasileira.
•
Os indígenas: diferenças e semelhanças.
•
Os tupis e os portugueses: encontros e
desencontros.
•
Povos e culturas africanas: malineses, bantos e iorubás.
•
Africanos no Brasil: dominação e resistência.
•
Abolição: a resistência dos escravizados;
•
O movimento abolicionista.
•
As leis e a realidade.
•
A vida difícil dos recém libertos.
•
As grandes navegações.
•
A marcha da colonização na América portuguesa.
•
Economia e sociedade colonial açucareira.
•
América portuguesa: sociedade mineradora.
•
Independência na América portuguesa.
•
O centro urbano na era da globalização.
•
Urbanização.
•
Segregação sócio espacial (centro e periferia)
•
Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão.
•
A Constituição Brasileira (1988)
•
Estatuto da Criança e do Adolescente.
•
Estatuto do Idoso.
CONTEÚDO DE MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
·
O conjunto dos
números naturais
Sistema de numeração
·
Divisibilidade
Critérios números primos, decomposição em
fatores primos Múltiplos e divisores
Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum
·
Conjuntos numéricos (inteiros, racionais e reais)
Representação geométrica
Representação decimal (exata e periódica) e
fracionária Localização na reta numérica
Comparação
·
Operações fundamentais com números (naturais,
inteiros, racionais e reais) e suas propriedades
Adição e Subtração Multiplicação e divisão
Potência e raiz Expressões
·
Problemas que envolvam os números naturais, inteiros,
racionais e reais
·
Razão e proporção
Propriedades, resolução e problemas
·
Grandeza proporcionais
Grandezas diretamente proporcionais Grandezas
inversamente proporcionais
·
Regra de três simples e composta
·
Porcentagem
·
Juros simples
·
Desconto simples
·
Triângulos Classificação Elementos
·
Quadriláteros Classificação Elementos
·
Circunferência
Elementos
·
Perímetro das figuras
planas
·
Área das figuras planas
·
Medidas de
comprimento (km – m – cm – mm)
·
Medidas de capacidade
(l – ml)
·
Medidas de massa (kg
– g – mg)
·
Medidas de volume (m³
– dm³)
·
Medidas de tempo (ano
– meses – dias – horas – minutos – segundos)
Cálculo algébrico Expressões algébricas Valor
numérico
·
Equações do 1º grau com uma incógnita
Raiz de uma equação Resolução de problemas
·
Equações do 2º grau
Aplicação da fórmula de Bhaskara
·
Tratamento da Informação
·
Noções de estatística
SUGESTÃO PARA FONTE DE PESQUISA CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA – ENSINO
FUNDAMENTAL
•
Livro didático de matemática para o 6º ano (5ª série);
•
Livro didático de matemática para o 7º ano (6ª série);
•
Livro didático de matemática para o 8º ano (7ª série);
•
Livro didático de matemática para o 9º ano (8ª série);
•
Vídeos aulas de matemática do Ensino Fundamental https://www.youtube.com/)
•
tvescola.mec.gov.br
•
portal.mec.gov.br
•
https://matematica.obmep.org.br
•
https://calculemais.com.br/
•
https://pt.khanacademy.org
•
https://mesalva.com/
CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA – Ensino Fundamental.
1. Paisagem natural
(conceito e elementos da paisagem natural).
2. Elementos e fenômenos
naturais transformadores do espaço natural;
3.
Espaço geográfico ou humanizado (conceito e
elementos do espaço geográfico).
4. Ações e consequências
das transformações do espaço geográfico.
5.
Conceitos geográficos: lugar, território, Estado
e estado, região, país, continente, paisagem.
6. Universo.
7. Sistema Solar.
8. Terra: Forma e
movimentos (Translação e Rotação).
9.
Litosfera /crosta terrestre: camadas da Terra,
tipos de rochas: magmática, sedimentares e metamórficas.
10. Movimentos internos e externos do planeta Terra: Vulcanismo e
Tectônica das placas.
11. Relevo: conceito e formas.
12. Agentes internos e
externos modificadores do relevo.
13.Orientando-se na
Terra: orientação e localização.
a.
Instrumentos que auxiliam na orientação; os
pontos cardeais e colaterais;
b.
As linhas imaginárias e o sistema de coordenadas
geográficas (latitude e longitude);
c.
Os hemisférios e as zonas térmicas / climáticas ou de iluminação;
d.
O sistema de fusos horários; Os fusos horários do Brasil;
e.
A Cartografia: arte de representação do espaço –
globo terrestre, cartas geográficas e mapas;
f.
Os diferentes tipos de mapas e seus elementos:
título, escalas, legenda, convenções cartográficas.
1. Climas do Brasil e do mundo. 14.Elementos e
fatores climáticos;
15. Mudanças climáticas,
poluição, aquecimento global;
15. A influência do clima
nas paisagens.
16. As relações entre os
elementos naturais e culturais das paisagens.
17. Oceanos, mares, lagos, rios, aqüíferos – os mananciais de abastecimento
e o ciclo da água.
18.Biosfera
a)
Ecologia; vegetação do Brasil, ecossistemas;
biomas brasileiros; os desertos; biodiversidade e a exploração econômica;
b) Recursos e fontes de
energia renováveis e não renováveis.
c) Desenvolvimento Sustentável.
H5G- Reconhecer as diversas
formas de intervenção humana e os impactos por ela causados ao meio ambiente.
19.
As
ações antrópicas sobre a:
a) Hidrosfera:
-
Uso e desperdício dos mananciais de
abastecimento, escassez hídrica no Brasil e no mundo, e poluição hídrica;
-
O lançamento de poluentes nos rios e mares e a
alteração do Ph das águas fluviais e marinhas;
b)
Atmosfera:
-
A emissão de gases poluentes no ar;
-
Gases de efeito estufa e aerossóis;
-
O buraco na Camada de Ozônio;
-
A chuva ácida;
c) Litosfera:
- O tempo e as mudanças nas paisagens: - transformações nas
paisagens;
- A natureza transforma
as paisagens em ritmos diferentes;
-
O tempo da natureza e o tempo da sociedade;
-
O trabalho e a transformação do espaço
geográfico;
-
A contaminação do solo em decorrência da produção, depósito
e
acúmulo do lixo;
a)
Biosfera
-
Ameaças ao equilíbrio natural do planeta em decorrência da exploração econômica incessante;
- Em
busca de uma Sociedade Sustentável.
- A
falta de educação ambiental.
15. As constantes transformações do espaço geográfico em decorrência das
atividades e interesses econômicos no decorrer do tempo histórico;
16. O rural e o urbano na
organização do espaço geográfico.
17. A formação territorial do Brasil. 24.Extensão territorial e localização.
25. Transportes e comunicações no processo de integração e organização do
território.
26. As desigualdades sociais no Brasil e no mundo. 27.Demografia: o estudo
das populações.
a)
Conceitos demográficos: população, população absoluta e relativa, vazios demográficos, cidades e metrópoles;
b)
Indicadores sociais.
c)
A pluralidade cultural dos povos.
28. Formas de
regionalização do mundo:
29. Continentes (divisão natural): África, América, Ásia, Antártida, Europa
e Oceania.
30. Países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos e
subdesenvolvidos emergentes);
31. Países ricos e pobres;
32. Divisão dos países em Três Mundos: Primeiro Mundo (capitalistas
desenvolvidos), Segundo mundo (socialistas); Terceiro mundo (capitalistas
subdesenvolvidos);
33. Brasil (divisão
física e política) - regionalização:
34. Regiões IBGE (Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste);
35.Complexos regionais (Amazônia, Nordeste e Centro Sul).
36. Globalização. Blocos
econômicos: (MERCOSUL, NAFTA, EU/EU APEC,...).
37. População:
38. População mundial e
do Brasil
a) A diversidade
cultural e étnica do povo brasileiro.
39. Movimentos, diversidade socioeconômica e cultural; trabalho; consumo;
condições de vida; fome; problemas; urbanos (moradia, transporte, lixo, água,
esgoto). Problemas ambientais do campo/cidade. Consumismo e os impactos
ambientais oriundos do mesmo. A divisão social e territorial do trabalho.
- Atividades econômicas (extrativismo; agricultura; pecuária; indústria;
comércio; transporte; prestação de serviços).
a) O processo de
industrialização no mundo e no Brasil;
b) A modernização da
agropecuária brasileira;
c) Urbanização no Brasil
e no mundo.
D) Brasil: de país agrário a país urbano industrial.
40. Os sistemas econômicos ou Modos de Produção (Comunismo primitivo,
Escravismo, Feudalismo, Capitalismo e Socialismo/Comunismo).
41. Globalização
a. Fluxos e rumos da Globalização.
b. Globalização,
tecnologia e trabalho.
c. Globalização,
natureza e questões ambientais.
-
Relações de trabalho: avanços e retrocessos.
42.O desenvolvimento
tecnológico e a sua influência no mundo do trabalho
a. O fim dos empregos.
43. Espaço de circulação de pessoas, ideias e mercadorias (o desenvolvimento
dos transportes e das comunicações).
44. Os sistemas de transporte: aquático, terrestre e aéreo. 45.Os meios de comunicação:
-
A evolução dos meios de comunicação e
transportes.
a. Dos sinais de fumaça
à fibra ótica.
b.
Da tração humana ao trem bala.
Indicações bibliográficas:
ADAS, Melhem. Noções Básicas de Geografia. 1 e 2
São Paulo: Editora Moderna, 2010.
ARAUJO, Regina, GUIMARAES, Raul Borges.
Construindo a Geografia. 1. São Paulo: Editora Moderna , 2010.
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá:
Geografia. São Paulo, Editora Moderna, 2007. 6º ao 9º ano.
EJA Moderna. Educação de Jovens e Adultos.
Editora Moderna- Responsável Virginia Aoki, 1º Ed- Volumes 1, 2, 3,4. São
Paulo,2013 .
MOREIRA. Igor. O Espaço Mundial,
Editora Ática, 8ª Série – São Paulo, 2012. PENA, Rodolfo F. Alves. "Sistema Solar";
Brasil Escola. Disponível em
<http://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm>. Acesso em 02 de
agosto de 2017.
SAMPAIO. Fernando dos Santos. Para Viver Juntos:
Geografia, 6 ano-3 Ed São Paulo, 2012.
GARCIA, Valquíria Pires. Projeto Mosaico:
Geografia: ensino fundamental / Valquíria Pires Garcia, Beluce Bellucci. – 1
ed. – São Paulo: Scipione, 2015. Obra em 4 v. – Do 6º ao 9º ano.
SITE:
http://www.uff.br/revistavitas/images/artigos/Mudan%C3%A7as%20ambientais%20S eixas%20et%20al%20-%20Artigo%20VITAS%2028-09-11.pdf.
Acesso em 30 de outubro de 2017.
CONTEÚDO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO
FUNDAMENTAL
|
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS
|
Caro(a)
candidato(a)
O
Inglês tornou-se um dos principais veículos de comunicação nos meios
diplomáticos, no comércio mundial, nas competições esportivas, no turismo,
nos congressos sobre ciência, tecnologia, arte etc. Por isso é muito
importante conhecer a Língua Inglesa, para ter possibilidade de entender e se
situar no mundo atual.
Para
melhor compreender a Língua Inglesa, você deverá estudar: os pronomes
pessoais, verbo ser e estar, saudações, os artigos, pronomes demonstrativos,
substantivos, adjetivos, as preposições e as horas.
Este
Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos
são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a
referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de
texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com
dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos
Exames.
Boa Sorte!
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
1.1. Empregar corretamente os
pronomes pessoais na função de sujeito
|
1.
PRONOMES PESSOAIS NA FUNÇÃO DE
SUJEITO
1.1. Pronomes pessoais
(Personal Pronouns)
Ex: I, you, he, she, it, we, you, they
|
2.1.
Identificar e utilizar o verbo ser e estar nas diversas formas nas frases
|
2.
VERBO SER / ESTAR (Verb To Be)
2.1.
Nas formas afirmativas(I
am / you are)
-
Nas formas negativas (I
am not, you are not)
-
Nas formas Interrogativas (Am I? Are you?
-
Nas formas abreviadas (I'm / You're)
-
Dando respostas completas para perguntas: (Yes, I am tourist.)
-
Dando respostas curtas para perguntas: (Yes, I am.)
|
3.1 Distinguir
as diversas formas de saudações e cumprimentos utilizadas no dia-a-dia das
pessoas.
|
3.
FORMAS DE SAUDAÇÕES
3.1
Saudações e cumprimentos (Greetings)
-
Good morning, good
afternoon, good evening, good night, see you tomorrow.
-
How are you? / What´s
your name?
-
My name is...
|
4.1
Reconhecer num texto o artigo definido e o artigo indefinido, utilizando
corretamente as regras da Língua Inglesa.
|
3.
ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS
4.1
Artigos Definidos (Definite Articles) – THE
Ex.:
THE cat, (o gato ) THE girl (a garota)
-
Artigos Indefinidos (Indefinite Articles) - A / AN
Ex.: A
man (um homem)
AN
elephant (um elefante)
|
5.1.
Empregar os pronomes demonstrativos nas suas diversas formas: Número e
gênero, junto ao verbo to be e junto a expressões.
|
4. PRONOMES DEMONSTRATIVOS
(Demonstrative pronouns)
5.1. Número
SINGULAR PLURAL
This These
That Those
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
|||
|
-
Gênero
Masculino / Feminino
THIS = isto / este / esta
THAT = aquele / aquela / aquilo
THESE = estes / estas
THOSE = aqueles(as)
-
Junto ao verbo TO BE
Ø Nas formas afirmativas:
THIS is Maria (esta é Maria)
THAT is Maria (aquela é Maria)
Ø Nas formas interrogativas:
Is THIS Maria? (esta é Maria?)
Is THAT Maria ? (aquela é
Maria?)
Ø Nas formas negativas:
THIS is not Maria (esta não é
Maria)
THAT is not Maria (aquela não é
Maria)
THOSE are not Jo and Paulo
(aqueles não são Jo e Paulo).
-
Junto a expressões com
WHAT IS This? = O que é isto?
WHAT IS That? = O que aquilo?
WHO is this? = Quem
é este (a)?
WHO ARE These ? = Quem são
estes (as)?
WHO IS That ? = Quem é
aquele(a)?
WHO IS those ? = Quem são
aqueles(as)?
|
|||
6.1.
Reconhecer os substantivos e empregá-los
nas suas diversas categorias.
|
6. SUBSTANTIVOS (Nouns)
6.1. Familia
(Family)
Ex.: Father (pai) - Mother (mãe)
Sister (irmã) - Brother (irmão) etc.
-
Profissões (Profession)
Ex.
Doctor (médico) - Secretary secretário(a)
-
Objetos de Escola (Schol Objectes)
Ex.:
Desk (carteira) - Pencil (lápis) etc.
|
|||
7.1.
Estabelecer comparações entre os adjetivos, utilizar as relações entre os
adjetivos e substantivos, obedecendo as regras da Língua Inglesa.
|
7. ADJETIVOS (Adjectives)
7.1. Comparações
Ex.: Thin (magro) x Fat (gordo)
Hot (quente) x Cold (frio)
-
Adjetivo / substantivo
Ex.:
FAT girl = Garota GORDA
HOT dog = Cachorro QUENTE
-
Regra da língua = Adjetivo antes do substantivo
INTELLIGENT
boy = garoto inteligente
SMART
Card = cartão esperto
-
Cores (color)
Ex.:
Red (vermelho), Blue (azul)
|
|||
8.1.
Conhecer as preposições no texto e utilizar sua função relacionada à
expressão DE LUGAR.
|
8. PREPOSIÇÕES
8.1.
Preposições - EM / NA/NO
(Prepositions ) IN - AT
Ex.: IN
a hospital = (em um) NO hospital
AT
school = NA escola
He is AT SCHOOL (ele está na
escola)
She is AT THE CLUB (ela
está no clube)
|
|||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
||
9.1.
Reconhecer os números de 1 até 100 e relacioná-los a expressões próprias da
língua inglesa: Horas exatas e horas com minutos.
|
9. RELAÇÃO NÚMEROS E EXPRESSÃO
9.1.
Números (Numbers)
Ex.: 1
one - 2 two - 3 three etc.
- Horas (Time)
Horas exatas
It’s seven o’clock =
São sete horas
- Horas com minutos
It's seven thirty =
São sete e trinta
- Expressões
Para perguntar as horas
What times is it? = Que horas são?
Para responder as horas: It’s ... (São /
É)
|
||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
AMOS, Eduardo. Our Way .1. São Paulo: Editora Moderna,
4ª ed. 2002.
FERRAZ,
Zuleica Agueda. Take your Time. São Paulo: Editora Moderna, 1999.
GASPAR, Tânia Moraes. New Happy Book 2. São
Paulo: Editora Scipione, 2002.
LIMA,
Cleide Micchi. New Playing In English 4.
São
Paulo: Editora FTD, 1996.
KELLER, Victoria. Steps – 2. São Paulo: Editora IBEP,
2002.
MALTINER,
Glaydes. Discovering English 1ª
série. Recife.
Editora Construir, 2002.
MINI DICIONÁRIO DE INGLÊS –
MICHAELLIS. São Paulo. Editora Melhoramentos.
CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO
FUNDAMENTAL
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
Caro(a) candidato(a)
O
estudo da Língua Portuguesa oferece inúmeras possibilidades, porque várias
são as experiências que os textos oferecem sobre os fatos da realidade, sobre
experiências humanas, estabelecendo, pela leitura, um diálogo com o que está
escrito. Ler e escrever constituem atos comunicativos que ampliam a sua
participação social no mundo, de forma mais crítica, criativa e atuante.
Este
Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos
são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a
referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de
textos, a exemplo de revistas, jornais...
Com
dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos
Exames.
Boa Sorte!
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
1.1
Compreender e interpretar as informações contidas nas várias modalidades de
textos, sempre atento ao uso social da língua no cotidiano.
-
Identificar o tema/ tópico central do texto.
1.2 Identificar variados tipos de textos
(estilo, função).
-
Utilizar apoio de desenho ou foto na compreensão e interpretação do
texto.
-
Reconhecer no texto marcas típicas de linguagem oral.
|
1. TEXTOS
1.1
Textos informativos (jornal, revista; propaganda, charge).
1.2
Textos literários (crônicas, poemas, poesias, contos, fábulas).
-
Músicas populares.
|
2.1.
Redigir textos narrativos e descritivos (questão discursiva).
|
2. NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO
2.1
Narração: conta-se uma história, observando-se a seqüência dos fatos (começo,
meio e fim). Exemplos:
-
Com início orientado (continua-se escrevendo sobre o assunto,
dando-lhe um término coerente);
-
Com final a escolher (conclui-se a narração dando-lhe sentido
coerente);
-
Texto com descrição de personagem, a partir de uma seqüência de
figuras;
-
Relato de um fato da infância (O que aconteceu? Quando? Como
aconteceu? Por que aconteceu?);
-
Se você fosse... o que faria para ajudar...;
-
Sobre a escolha de uma profissão;
-
Sobre um momento feliz.
2.2
Descrição: descrevem-se as características físicas e interiores de uma
pessoa; características de um animal; de um ambiente, de um lugar.
Exemplos:
- Escreva sobre o seu esporte
favorito (destaque o que parece mais significativo, se ele é conhecido, muito
praticado. Você pratica esse esporte? Quando? Onde? Nele, que pessoas se
destacam? São conhecidas mundialmente?).
- Descreva um ambiente: lugares
que você viu há muito tempo (uma casa onde já morou, uma cidade onde esteve...);
lugares que você conheceu por fotografia (a lua, o fundo do mar, a selva, uma
fazenda).
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
3.1.
Reconhecer e utilizar a escrita correta das palavras em textos, relacionadas
aos seus sentidos: contrários, idênticos ou semelhantes.
|
3. ORTOGRAFIA
4.1. Significação das palavras:
sinônimos / antônimos / parônimos / homônimos / homógrafos / homófonos.
-
Sinônimos: achar, encontrar / habitar, morar;
-
Antônimos: feliz, infeliz / escuro, claro;
-
Parônimos: descrição, discrição / vultoso, vultuoso / mais (adv.), mas
(conj.) / mal (adv.), mau (adj.);
-
Homônimos: gelo e almoço (com e
e o fechados), gelo e almoço (com e e o abertos);
-
Homógrafos: cedo (adv.), cedo (v. ceder) / são (verbo), são (sadio);
-
Homófonas: passo (marcha), paço (palácio real) / censo (demográfico),
senso (sentido) / porque (resposta), por que (pergunta).
|
4.1.
Reconhecer e empregar corretamente os sinais de pontuação em frases, períodos
e textos.
|
4. SINAIS DE PONTUAÇÃO
4.1.
Vírgula: José, Maria e Pedro chegaram.
-
Exclamação: Que belo dia!
-
Interrogação: Que horas são?
-
Ponto e vírgula: Os jovens chegaram cedo; os coordenadores vieram
depois.
-
Dois pontos: Rita respondeu: estou aqui.
-
Travessão: — Não me esperava?
— Confesso
que não.
|
5.1.
Entender e empregar corretamente a concordância do nome (substantivo) com a
qualidade (adjetivo), artigo, numeral, pronome.
5.2. Do
verbo com o sujeito (pessoa — eu, tu, ele/ ela/ você, nós, vós, eles/ elas/
vocês) e o número (singular e plural
|
5. CONCORDÂNCIA NOMINAL (nome)
e VERBAL (verbo)
5.1.
Nominal
-
O artigo e o substantivo: O menino. Os meninos. A menina. As meninas.
-
O adjetivo e o substantivo: Menino aplicado. Meninos aplicados. Mulher
bonita. Mulheres bonitas.
-
O numeral e o substantivo: Comprei um lápis. Comprei duas maçãs.
-
O pronome e o substantivo: Interroguei as alunas. Interroguei-as.
Meu livro é novo.
5.2.
Verbal: o verbo concorda com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa
(1ª, 2ª e 3ª pessoa do singular ou do plural).
Ex.: O menino chegou. / Os
meninos chegaram. / A professora e o professor preparam a prova. / Eu e tu
sairemos de manhã. / Tu e eles saireis amanhã. / Você e ele sairão amanhã.
|
6.1.
Identificar a idéia apresentada pelo verbo em frases e períodos (fato
concreto, desejo, dúvida, ordem), num determinado tempo.
|
6. MODOS E TEMPOS VERBAIS
(indicativo, subjuntivo e imperativo / presente, passado / futuro).
6.1.
Indicativo: indica a ação de modo certo, positivo, real. Ex.:
Ø A terra produz frutos.
Ø A terra produziu frutos.
Ø A terra produzirá frutos.
-
Subjuntivo: indica a ação de modo incerto, vago, duvidoso. Ex.:
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
|
Ø Desejo que você estude.
Ø Talvez eu consiga uma vaga.
Ø Se ele chegar cedo, fará o
exame.
-
Imperativo: indica ordem, pedido. Ex.:
Ø José, colha os frutos.
Ø José, faça-me um favor.
|
7.1.
Identificar e empregar corretamente os advérbios na sua função modificadora e
circunstâncias apresentadas.
|
7. ADVÉRBIOS
7.1.
Função modificadora dos advérbios
-
modificam o sentido do verbo = Aquele rapaz fala bem.
-
modificam o sentido do adjetivo = A casa é muito bonita.
-
modificam o sentido de outro advérbio = A jovem trabalha muito
bem.
-
Algumas circunstâncias que os advérbios indicam:
Ø lugar (aqui,
lá, ali, dentro etc.);
Ø tempo (hoje,
amanhã, cedo etc.);
Ø afirmação
(sim, realmente etc.);
Ø negação (não,
absolutamente);
Ø dúvida
(talvez, acaso etc.);
Ø intensidade
(muito, pouco, mais etc.);
Ø modo (bem,
mal, devagar etc.).
|
8.1.
Reconhecer e usar corretamente as preposições
|
8. USO DAS
PREPOSIÇÕES
8.1. Preposições – palavras que ligam dois termos entre si.
Ex.: Livro de
Pedro. Estou sem dinheiro. Lutou contra nós.
|
9.1
Construir textos, usando as conjunções adequadas.
9.2
Construir textos, usando as conjunções adequadas.
|
9. USO DAS CONJUNÇÕES
9.1. Coordenativas (são independentes) = ligam palavras ou
orações do mesmo valor ou função.
Ex.: Marta faz
desenhos e João estuda música.
Corremos muito, mas chegamos atrasados.
9.2. Subordinativas (dependentes) = ligam duas orações,
subordinando uma à outra.
Ex.: Não sei se
ele virá. / Chovia quando voltei para casa. / Iremos à praia se
fizer bom tempo.
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
ANDRÉ, Hildebrando. Gramática Ilustrada. São Paulo: Editora
Moderna, 1990.
HOLANDA, Aurélio Buarque de. Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa.
Rio de Janeiro: Editora Nacional, 1987.
SACCONI, Luiz Antônio. Nossa Gramática em testes e exercícios.
São Paulo: Editora Moderna, 1990.
SARGENTIM, Hermínio G. Redação, Curso Básico. São Paulo:
Editora IBEP, 1991.
SOARES, Magda. Português através de textos. Volumes 1,
2, 3, 4. São Paulo: Editora Moderna, 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário