quinta-feira, 27 de março de 2008

LINGUA INGLESA-CPA-ENSINO FUNDAMENTAL

Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS
(DISCIPLINA FACULTATIVA)
Caro(a) candidato(a)
O Inglês tornou-se um dos principais veículos de comunicação nos meios diplomáticos, no comércio mundial, nas competições esportivas, no turismo, nos congressos sobre ciência, tecnologia, arte etc. Por isso é muito importante conhecer a Língua Inglesa, para ter possibilidade de entender e se situar no mundo atual.
Para melhor compreender a Língua Inglesa, você deverá estudar: os pronomes pessoais, verbo ser e estar, saudações, os artigos, pronomes demonstrativos, substantivos, adjetivos, as preposições e as horas.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
1. PRONOMES PESSOAIS NA FUNÇÃO DE SUJEITO
1.1. Empregar corretamente os pronomes pessoais na função de sujeito
1.1. Pronomes pessoais (Personal Pronouns)
Ex: I, you, he, she, it, we, you, they
2. VERBO SER/ESTAR ( VERB TO BE)
2.1. Identificar e utilizar o verbo ser e estar nas diversas formas nas frases
2.1. Nas formas afirmativas(I am / you are)
- Nas formas negativas (I am not, you are not)
- Nas formas Interrogativas (Am I? Are you?
- Nas formas abreviadas (I'm / You're)
- Dando respostas completas para perguntas: (Yes, I am tourist.)
- Dando respostas curtas para perguntas: (Yes, I am.)
3. FORMAS DE SAUDAÇÕES
3.1 Distinguir as diversas formas de saudações e cumprimentos utilizadas no dia-a-dia das pessoas.

3.1 Saudações e cumprimentos (Greetings)
- Good morning, good afternoon, good evening, good night, see you tomorrow.
- How are you? / What´s your name?
- My name is...
4. ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS
4.1 Reconhecer num texto o artigo definido e o artigo indefinido, utilizando corretamente as regras da Língua Inglesa.

4.1 Artigos Definidos (Definite Articles) – THE
Ex.: THE cat, (o gato ) THE girl (a garota)
- Artigos Indefinidos (Indefinite Articles) - A / AN
Ex.: A man (um homem)
AN elephant (um elefante)

5. PRONOMES DEMONSTRATIVOS
5.1. Empregar os pronomes demonstrativos nas suas diversas formas: Número e gênero, junto ao verbo to be e junto a expressões.
(Demonstrative pronouns)
5.1. Número
SINGULAR PLURAL
This These
That Those

- Gênero
Masculino / Feminino
THIS = isto / este / esta
THAT = aquele / aquela / aquilo
THESE = estes / estas
THOSE = aqueles(as)
- Junto ao verbo TO BE
Ø Nas formas afirmativas:
THIS is Maria (esta é Maria)
THAT is Maria (aquela é Maria)
Ø Nas formas interrogativas:
Is THIS Maria? (esta é Maria?)
Is THAT Maria ? (aquela é Maria?)
Ø Nas formas negativas:
THIS is not Maria (esta não é Maria)
THAT is not Maria (aquela não é Maria)
THOSE are not Jo and Paulo (aqueles não são Jo e Paulo).
- Junto a expressões com
WHAT IS This? = O que é isto?
WHAT IS That? = O que aquilo?
WHO is this? = Quem é este (a)?
WHO ARE These ? = Quem são estes (as)?
WHO IS That ? = Quem é aquele(a)?
WHO IS those ? = Quem são aqueles(as)?

6. SUBSTARNTIVOS ( NOUNS)
6.1. Reconhecer os substantivos e empregá-los nas suas diversas categorias.

6.1. Familia (Family)
Ex.: Father (pai) - Mother (mãe)
Sister (irmã) - Brother (irmão) etc.
- Profissões (Profession)
Ex. Doctor (médico) - Secretary secretário(a)
- Objetos de Escola (Schol Objectes)
Ex.: Desk (carteira) - Pencil (lápis) etc.

7. ADJETIVOS ( ADJECTIVES)
7.1. Estabelecer comparações entre os adjetivos, utilizar as relações entre os adjetivos e substantivos, obedecendo as regras da Língua Inglesa.
7.1. Comparações
Ex.: Thin (magro) x Fat (gordo)
Hot (quente) x Cold (frio)
- Adjetivo / substantivo
Ex.: FAT girl = Garota GORDA
HOT dog = Cachorro QUENTE
- Regra da língua = Adjetivo antes do substantivo
INTELLIGENT boy = garoto inteligente
SMART Card = cartão esperto
- Cores (color)
Ex.: Red (vermelho), Blue (azul)
8. PREPOSIÇÕES
8.1. Conhecer as preposições no texto e utilizar sua função relacionada à expressão DE LUGAR.

8.1. Preposições - EM / NA/NO
(Prepositions ) IN - AT
Ex.: IN a hospital = (em um) NO hospital
AT school = NA escola
He is AT SCHOOL (ele está na escola)
She is AT THE CLUB (ela está no clube)
9. RELAÇÃO NÚMEROS E EXPRESSÃO
9.1. Reconhecer os números de 1 até 100 e relacioná-los a expressões próprias da língua inglesa: Horas exatas e horas com minutos.
9.1. Números (Numbers)
Ex.: 1 one - 2 two - 3 three etc.
- Horas (Time)
Horas exatas
It’s seven o’clock = São sete horas
- Horas com minutos
It's seven thirty = São sete e trinta
- Expressões
Para perguntar as horas
What times is it? = Que horas são?
Para responder as horas: It’s ... (São / É)

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
AMOS, Eduardo. Our Way .1. São Paulo: Editora Moderna, 4ª ed. 2002.
FERRAZ, Zuleica Agueda. Take your Time. São Paulo: Editora Moderna, 1999.
GASPAR, Tânia Moraes. New Happy Book 2. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
LIMA, Cleide Micchi. New Playing In English 4. São Paulo: Editora FTD, 1996.
KELLER, Victoria. Steps – 2. São Paulo: Editora IBEP, 2002.
MALTINER, Glaydes. Discovering English 1ª série. Recife. Editora Construir, 2002.
MINI DICIONÁRIO DE INGLÊS – MICHAELLIS. São Paulo. Editora Melhoramentos.

Um comentário:

Unknown disse...

Onde eu acho a minha lista de xerox alguem pode me explicar ..