sexta-feira, 14 de março de 2008

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO

1) APRESENTAÇÃO

Sousa & Corrêa ( 2002 – p. 72 ) afirma que “a construção de uma nova realidade que supere a presente e considere as possibilidades do vir a existir, sugerindo a dimensão de utopia, essa última entendida como algo que não existe, mas que, a partir do engajamento dos indivíduos, poderá concretizar-se. É nesse sentido que o projeto supõe rupturas com o presente e compromissos com o futuro, bem como riscos para quem o produz “ .
É com esse pensamento que precisamos superar o presente e construir um futuro que venha a amenizar / solucionar os problemas educacionais, proporcionando uma educação de qualidade e voltada para o atendimento às necessidades de estudos dos alunos em relação aos seus ritmos e tempos de aprendizagem. Mesmo porque cada ser humano é único, diferente e vive num contexto social em rápidas transformações sócio-econômica-culturais.
Diante do exposto, é fundamental ter em mente que a escola precisa levar em conta as múltiplas conexões que a sua proposta pedagógica mantém com as demandas sociais; isso quer dizer que é preciso escutar o que a prática dos autores educativos que a constroem tem a dizer. Para tanto, torna-se necessário privilegiar o que é produzido pelos seus grupos, a fim de levar à solidificação de sua identidade.
Nesse sentido, este projeto representa o resultado do esforço, da preocupação, da seriedade, da liderança da Direção, da participação incansável dos professores, da colaboração do pessoal de apoio e de todos os integrantes desta Escola, comprometidos em buscar uma melhor prática pedagógica para que sejam concebidas abordagens didáticas sempre mais significativas, eficientes e atuais, voltadas para a educação de jovens e adultos, atendendo às exigências das leis, no que prescreve a LDBEN n° 9.394/96 e a Resolução CNE/CEB nº 1/2000 18/95.
Este documento evidencia o cotidiano do Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão, com objetivos consistentes e realizáveis, descrevendo as ações a serem desenvolvidas e almejando melhorar a qualidade de ensino de seus jovens/adultos que buscam uma educação voltada para a sua realidade.
1) JUSTIFICATIVA



O Colégio Estadual Antonio Olavo Galvão, desde sua criação em 1984, foi voltada para a Educação de Jovens e Adultos, tendo sempre como objetivo maior assegurar gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características dos mesmos, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
Diante disso, as avaliações realizadas nos anos anteriores permitiram uma análise com um diagnóstico para ações cujo desenvolvimento resultasse em mais eficiência, mais objetividade, melhor planejamento e uma melhor qualidade de ensino, desde quando os jovens/adultos, quando inclusos no sistema educacional, devem ser respeitados em sua totalidade.


2) HISTÓRICO DO COLÉGIO

A educação de jovens e adultos no Brasil remonta aos tempos coloniais, quando os religiosos exerciam uma ação educativa missionária com adultos.
No início da década de 60, a Lei n° 4.024/61 estabeleceu que os maiores de 16 anos poderiam obter certificados de conclusão do curso ginasial mediante a prestação de exames de madureza, e os maiores de 19 anos poderiam obter o certificado de conclusão do curso colegial. Como a legislação não especificava quem seria os responsáveis pelos exames, eles passaram a ser realizados também por escolas privadas autorizadas pelos conselhos e secretarias, ao lado dos estabelecimentos oficiais.
Em 1967, o governo federal organizou o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), que até a década de 80 não parou de crescer, difundindo-se por todo o território nacional e diversificando sua atuação. Uma de suas iniciativas foi o Programa de Educação Integrada (PEI), que condensava o primário em poucos anos e abria a perspectiva de continuidade dos estudos aos recém-alfabetizados do Mobral.
Foi dentro deste contexto que foi criado em Santo Antônio de Jesus um Posto de Educação de Jovens e Adultos, onde funcionava o curso do Supletivo e cursos de datilografia, bordado, pintura e reforço escolar.
A procura de jovens/adultos para esses cursos foi aumentando cada vez mais e em 1984 esse Posto foi transformado em Escola Estadual de 1º Grau Antônio Olavo Galvão. O nome da escola foi dado em homenagem ao ex-prefeito Antônio Olavo Galvão que pertencia a uma família ilustre e bem conceituada na cidade. Nessa Escola o curso do Supletivo funcionava em box com atendimentos individualizados aos alunos.
Com a implantação da CPA (Comissão Permanente de Avaliação) do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a Escola passou a denominar-se Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão.
Inicialmente o Colégio funcionava num prédio com salas pequenas e sem muita infra-estrutura.
Hoje, com o prédio já reformado pelo governo do Estado em 2001 e as salas de aula ampliadas, o Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão oferece os cursos de EJA II e Modular I. Além disso, a CPA oferece mensalmente 90 vagas, por disciplina, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, atendendo a uma demanda considerável de alunos oriundos das mais diversas cidades circunvizinhas.
O Colégio Estadual Antônio Olavo Galvão está localizado em uma comunidade urbana, com clima tropical, próximo à Universidade do Estado da Bahia, e funciona nos três turnos. Sua localização é de fácil acesso, o que facilita o atendimento à comunidade.

1) Visão, missão e valores compartilhados
4.1 - Visão

Sermos uma Unidade Escolar que promova aos jovens e adultos cursos e exames voltados para uma aprendizagem significativa e que contribua fortemente para que os mesmos atuem na sociedade de uma maneira digna, eficiente e se percebam como cidadãos que transformam e podem construir uma nova história para si e para o país, pois com a educação e pela educação tudo pode se transformar.

4.2- Missão

Promover oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características dos jovens e adultos, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.


4.3- Valores compartilhados

v Inclusão dos jovens e adultos no processo educacional
v Valorização do Ser Humano e de sua realidade
v Conscientização do “ser cidadão”
v Respeito às individualidades
v Dignidade
v Compromisso profissional
v Desenvolvimento de competências e habilidades
v Elevação da auto-estima
v Dar importância às dimensões pessoal, afetiva e intelectual dos educandos.

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