quinta-feira, 27 de março de 2008

MATEMÁTICA-CPA-ENSINO FUNDAMENTAL

Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
MATEMÁTICA

Caro(a) candidato(a),
A matemática é uma ciência constituída pela humanidade ao longo dos tempos como um conhecimento em constante evolução e não como um saber pronto e acabado, com verdades e rigores universais. Ela codifica, com outra linguagem, a observação de estudiosos sobre fenômenos, ocorrências e formas da natureza.
O estudo da Matemática é de suma importância para que você seja capaz de correlacionar o aprendizado matemático com suas experiências práticas vivenciadas no seu dia-a-dia.
É cada vez mais necessário aprender Matemática para a compreensão dos fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números presentes no mundo. Portanto aliar os conhecimentos matemáticos já aprendidos por você de maneira informal e intuitiva aos conhecimentos mais formais da matemática conferem maior significado à sua vida.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!

OBJETIVOS
CONTEÚDOS

1. CONJUNTO DSO NÚMEROS NATURAIS
1.1. Identificar o conjunto dos números naturais.
1.2. Realizar operações a partir de situações problema – com números naturais envolvendo as operações adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação.

1.1 Sistema de numeração decimal
- Leitura e escrita
- Sucessor e antecessor
- Relação de ordem
- Moeda corrente nacional
1.1. Operações – propriedades
- adição e subtração
- multiplicação e divisão
- potenciação
- problemas
2. CONJUNTO DE MÚLTIPLOS E DIVISORES
2.1. Determinar múltiplos e divisores de um número natural.
2.2. Calcular o mínimo múltiplo comum
2.1. Divisibilidade
2.2. Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
1.1. Reconhecer, identificar, simplificar, comparar e resolver problemas com frações.
3. CONJUNTO DE NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS
3.1. Fração
- Representação gráfica
- Equivalência
- Simplificação
- Comparação
- Operações

4. SISTEMA DE MEDIDAS
4.1. Elaborar situações problemas utilizando as medidas convencionais vivenciados pelo homem.
4.1. Medida de comprimento ou linear
Metro - Medida padrão - abreviatura - m
4.2. Medida de superfície
Metro quadrado - abreviatura - m2
Ex: Calcule a área de um quadrado com lado igual a 5 cm
4.3. Medida de volume
Metro Cúbico - abreviatura - m3
Ex: Calcule o volume de um cubo, com lado igual a 3 cm.

4.4. Medida de massa
Peso - padrão é o grama - abreviatura - g
Ex: Quantos gramas tem um quilo?
4.5. Medida de capacidade
Medida padrão - é o litro - abreviatura – l
5. CONJUNTO DE NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS
5.1. Representar o conjunto dos números inteiros e de números relativos
5.2. Calcular as operações do conjunto - Z
5.1. Representações de números inteiros relativos
Operações: adição e subtração, multiplicação.
- Divisão e potenciação. Ex:(-2)2 +3.5:(-3)-(-1)
6. EQUAÇÕES DO 1º GRAU
6.1. Resolver problemas por meio das equações do 1º grau utilizando a forma convencional.

6.2. Relacionar duas equações do 1º grau para utilizar os valores que expressem suas variáveis pelo método da adição.
6.1. Forma da equação do 1º grau ax + b = 0
Cálculo da raiz do 1º grau
Problemas equacionais do 1º grau
6.2. Sistema simples da equação do 1º grau
(método da adição)
7. EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
7.1. Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.
- Resolver uma expressão algébrica utilizando as regras dos produtos notáveis.
7.1. Valor numérico
- Produtos notáveis
- Quadrado da soma
- Quadrado da diferença
8. GRANDEZAS PROPORCIONAIS
8.1. Identificar e representar razão e proporção entre grandezas.
8.2. Elaborar problemas utilizando noções de regra de três, porcentagens e juros.
8.1. Razão. Ex: qual a razão entre 2m e 5m?
- Proporção. Ex: quanto é 20 % de 100?
8.2. Regra de três simples direta e inversamente.
9. GEOMETRIA
Ex: 3 pedreiros constroem um muro em 5 dias. Quantos pedreiros serão necessários para construir o muro em três dias?
- Porcentagem
- Juros
9.1. Identificar e calcular a soma dos ângulos internos de um triângulo e do teorema de Pítagoras.
9.2. Calcular os ângulos internos e central de um Polígono
9.3. Calcular a diagonal do quadrado
9.4. Calcular o comprimento da circunferência da área do círculo.
9.1. Perímetro
- Área do retângulo
- Área do quadrado
- Volume do cubo
- Volume do cilindro
- Triângulo
- Soma dos ângulos inteiros de um triângulo
- Teorema de Pitágoras mencional
9.2. Polígonos
- Ângulos central e Ângulos internos
9.3. Diagonal do quadrado
9.4. Comprimento da circunferência e área do círculo.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
CASTRECI, Benedito, GEOVANI, José. Matemática. 5ª série. São Paulo: FTD, 1998.
MALVEIRA, Linaldo. Matemática. 8ª série. São Paulo: Ática, 1999.
PACOLLA, Angelo. Vivendo a Matemática. 6ª série. São Paulo: IPEB, 1995.
DI PIERRO NETTO. Matemática: conceito e história. 8ª série. São Paulo: Scipione, 1998.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigado. É uma ótima iniciativa postar os assuntos no blog do colégio, pois é muito difícil estudar estudar para as provas de matemática no "escuro".
Valeu, gente.